domingo, 21 de outubro de 2012

Abertas eleições 2012 em Cuba.

Com a posse dos membros das Mesas Eleitorais foi aberto às 07h  (11h GMT) dessa manhã novo processo eleitoral em Cuba (eleição  municipal), sendo que mais de oito milhões de eleitores estão aptos para votarem.

Os membros das Mesas habilitadas nos 29.585 colégios eleitorais existentes no país, juraram cumprir com rigor  suas funções e passaram em revistas todos os detalhes organizacionais do processo que escolherá os delegados para as Assembleias Municipais do Poder Popular (algo como os nossos vereadores).

A revisão das urnas, os símbolos nacionais que acompanham as eleições, as condições para a privacidade do voto e da disponibilidade da lista de eleitores, fizeram parte das atividades das autoridades.


A Lei Eleitoral vigente em Cuba desde 1992 estabelece que cada mesa seja constituída por  um presidente, um secretário, um vogal e dois suplentes.

Dos cerca de 200 mil cidadãos, de todas as idades e grupos sociais, que foram designados para atuarem como autoridades eleitorais, cerca de 120 mil trabalharão nas Mesas Eleitorais.

Já no início da manhã, dezenas de pessoas começavam a se reunir em torno das escolas, onde a votação ocorrerá até as 18h (22h GMT).

Destaca-se a presença dos estudantes do ensino primário e secundário, que, com seus uniformes tradicionais, são os responsáveis ​​pela guarda de cada urna.

A escolha de 14.537 delegados (vereadores) é a primeira fase das eleições gerais, que nos próximos meses escolherá os delegados para as Assembléias Provinciais do Poder Popular e os membros do Parlamento.

Com informações da Prensa Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário