Fonte: TERRA
HAVANA, 15 Fev 2012 (AFP) -Os países da Alba concordaram nesta quarta-feira em pedir à Colômbia que convide Cuba para a Cúpula das Américas, apesar da rejeição dos Estados Unidos, e que o embargo norte-americano à ilha seja incluído na agenda dessa reunião, informou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.
No entanto, os chanceleres não tomaram a decisão de fazer um "boicote" à cúpula continental, que ocorrerá em 14 e 15 de abril no balneário caribenho colombiano de Cartagena, caso Cuba não for convidada, como propôs há 10 dias o presidente do Equador, Rafael Correa.
Os oito países da Alba também concordaram em pedir que se inclua na agenda da Cúpula das Américas a reclamação argentina contra a Grã-Bretanha pelas Ilhas Malvinas, disse Rodríguez no final de uma reunião de chanceleres do bloco em Havana.
Os chanceleres concordaram em "apoiar a participação plena da irmã República de Cuba na cúpula, direito que não pode ser violado ou submetido a condicionantes violatórios de sua soberania", disse Rodríguez ao ler uma declaração adotada na reunião.
Mesmo assim, concordaram em "exigir de forma inequívoca durante a VI Cúpula das Américas (...) o fim do bloqueio (norte-americano) contra Cuba, diante da persistente oposição do governo dos Estados Unidos em aceitar a presença de Cuba neste fórum", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário