terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mais uma série de reportagens "sérias" sobre Cuba: Jornal da Band!



Qual “realidade” o jornal da Band quer mostrar? Fácil. A Band vai mostrar a realidade que ela quer mostrar. O próprio anúncio do programa já contém distorções graves para um documentário que se pretendesse minimamente sério.
A começar pelo su-btitulo “Os contrastes da ilha fechada para o mundo”.


Todos devem saber que é o mundo que se fecha contra Cuba, sob as “ordens do império”, num criminoso embargo comercial, de cunho ideológico. O império capitalista sempre tentou destruir ou sufocar a experiência socialista. São inúmeros os atentados contra a ilha.

As dificuldades sofridas pela população são maior parte decorrentes da intolerância mundial, que quer obrigar os cubanos a abrir mão da própria soberania e independência.

Então, não é verdade quando a Band assume que as dificuldades sofridas pela população da ilha são causadas pelo ‘regime dos irmãos Castro’. Isso é de uma leviandade tremenda. O que faz a Band é desconhecer e ignorar uma forma de governo legítima, porque referendada de forma indiscutível pela população. Essa é a maior mentira flagrante.

Nossa imprensa repete à exaustão uma versão fantasiosa, ou seja, mentirosa, a respeito do que alegam ser a realidade de Cuba.

Não é verdade. A realidade de Cuba não é essa.

Cuba é uma democracia, onde sua população é tratada com dignidade e exerce seu papel político, através das inúmeras organizações existentes no país (associações, sindicatos, parlamento, comissões, etc). Os irmãos Castro não são ditadores. Fidel não exerce qualquer mandato. Raul representa o governo, referendado pelo parlamento, eleito pelo povo.

Não existem em Cuba imensos e violentos protestos como existem em qualquer das auto-entituladas ‘democracias’, que volta e meia dão evidentes demonstrações de seu caráter ditatorial (vide Pinheirinho…)

A ausência de protestos anti-governamentais em Cuba é tão grande que os ‘blogueiros’, ‘opositores’ ou ‘dissidentes’, pessoas de conhecidas relaçõe$ com o vizinho imperialista, precisam, volta e meia, inventar algum ‘fato’ para repercutir internacionalmente, como o recente ‘dissidente’ que morreu de ‘greve de fome’, que não era dissidente e nem morreu de greve de fome.

O alinhamento da grande mídia comercial brasileira com as táticas de guerra-fria do Grande Irmão do Norte já chegam a ser surreais. Mas a mentira repetida faz seus efeitos. Esse tipo de manipulação não deveria ser permitido. Os veículos de comunicação nacionais devem ter o mínimo de responsabilidade ao tratar algum assunto diante da opinião pública. A manipulação e a distorção são claros e explícitos. A Band não faz um programa honesto. Pretende ludibriar a opinião pública, colaborando com uma tática internacional de desconstrução do país, segundo propósitos ideológicos pró-capitalistas. O programa da Band não é outra coisa que uma peça de propaganda ideológica pró-capitalista, utilizando concessão pública de televisão, para falsear aspectos da realidade de uma nação. É o tipo de programa que não poderia ser permitido, pois é um atentado à objetividade histórica e jornalística.

8 comentários:

  1. "É o tipo de programa que não poderia ser permitido, pois é um atentado à objetividade histórica e jornalística".

    É a volta da censura que você quer, mano ?

    ResponderExcluir
  2. Se o mundo é fechado para Cuba e não o contrário, por que os habitantes cubanos não podem sair do país? É culpa do embargo comercial americano?

    ResponderExcluir
  3. Tem que ser mostrado a todo povo brasileiro, para que se mostre a verdadeira ditadura;

    ResponderExcluir
  4. parabens, roberto cero, a questao principal realmente é que em Cuba, o governo, ou ditadura como dizem, preza pela sobrevivencia do PAÍS, o maior crime na realidade é sem duvida o embargo, porem, para CUBA por ironia do destino, serviu para a sociedade cubana, debelar o analfabetismo, melhorar a saude para todos, conquistar mais medalhas nas olimpiadas do que todos os paises latino americanos!imagine o rio de janeiro ou qualquer lugar neste pais, com embargo de 50 anos.( acho que todos estao sabendo o que o embargo).

    ResponderExcluir
  5. Caro Edson Zabot, a sua pergunta é pertinaz.
    Espero conseguir escrever logo um texto a partir deste questionamento.
    De qualquer forma, obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  6. Malcon X já dizia que "devemos tomar cuidado com os jornais, pois podemos acabar odiando os oprimidos e amando os opressores".

    ResponderExcluir
  7. por que os irmãos Castros governam Cuba há 50 anos ?

    ResponderExcluir
  8. De 1959 até hoje, Cuba teve 4 presidentes. Fidel Castro governou de 1976, foi sendo reeleito ao longo desse tempo, até 2006. Raúl Castro é de 2006, mais legalmente de 2008, até os dias de hoje.

    ResponderExcluir