domingo, 5 de fevereiro de 2012

Em lançamento de livro, Fidel fala sobre os Cinco e com um deles.


Com informações do CubaDebate.

Os Cinco Heróis Cubanos presos injustamente no Império, foram lembrados na apresentação do livro "O Guerrilheiro do Tempo", nova biografia de Fidel. 

Na platéia encontravam-se as mães dos Cinco. 

"Aqui nós vemos as famílias dos Cinco. É preciso ver o que estes homens têm sofrido", disse Fidel.

O Comandante afirmou que não há comparação entre os dois anos, que ele foi mantido prisioneiro de Batista e os já 13 anos de cárcere de Gerardo, Ramón, Fernando, René e Antonio, impedindo-os de retornar ao lar, a Ilha Caribenha.

"Agora mesmo, eu estava lendo o que escreveu Antonio, sobre a transferência de prisão", "como ele está?", perguntou Fidel à mãe do herói cubano. 

Mirta, mãe de Tony, explicou que era uma mudança que tinha direito e que ele solicitou a redução de sua sentença. Ele esteve recluso 13 anos na prisão de  segurança máxima, em Florence, Colorado - tão dura que chamam de "Alcatraz das Rochosas" - o que obrigava os familiares realizarem um enorme esforço para visitá-lo, sendo preciso tomar três voos. Agora ele está em Marianna, Florida, onde esteve René, até seu livramento condicional.


Mirta, uma admirável mulher de 80 anos, que sofria com os desgastes de visitar seu filho, afirmou que agora "eu só tenho que pegar um avião e depois continuar pela estrada", 

Afirmou, ainda, que o filho está com bom animo e que pediu para transmitir a todos os agradecimentos pela luta de libertação dos Cinco, que entrou numa fase crucial e decisiva.

"Mantém-se,  assim como seus pares, com a mesma fidelidade, força, bom humor e o desejo de finalmente conseguir a vitória", disse Mirta.

Com Antonio ou René?

No final do evento, quando todos já se retiravam chegou uma chamada de René, ao celular de sua esposa, Olga. Esta passou o telefone para Fidel, que no primeiro momento acreditou ser Antonio. Seu interlocutor lhe explicou não ser o preso poeta, ao que respondeu Fidel: "Ah caramba, te habia confundido" e completou "Pensamos muito em todos vocês, vais receber os dois livros, que lerás em meio dia".

Junto com Fidel, todos tratavam de tentar ouvir a voz do outro lado da linha, alcançando-os as palavras finais de René: "Cuida-te, Comandante, nos vemos".

"Um abraço muito forte" finalizou Fidel. 

Em seguida, Fidel perguntou para Olga se alguém está com René nos EUA (René está cumprindo Livramento Condicional, porém impedido de voltar a Cuba), sendo que ela explicou que os familiares o visitam, mas que ela não pode fazê-lo, dado que não recebe o visto de entrada no país ianque

"Não deram sequer uma vez?", perguntou Fidel. "Visto, não, Comandante. Negaram-me sempre, desde que fui deportada em 2000. Adriana, esposa de Gerardo, também nunca foi permitida a visita".

No final, Fidel reiterou a sua convicção de que na luta pelo retorno dos cinco "seremos bem sucedidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário