quarta-feira, 8 de junho de 2011

Em Cuba fóruns internacionais sobre grãos

Havana, 7 jun (Prensa Latina) Com a participação de mais de 200 delegados nacionais e estrangeiros, começam hoje aqui o V Encontro Internacional do Arroz e o I Simpósio de Grãos, que sessionarão no Palácio de Convenções até a sexta-feira.

  O manejo e proteção dos cultivos, melhoramento genético, produção de sementes, recursos filogenéticos, biofortificação de cultivos, figuram entre as principais temáticas, segundo seus organizadores.

Como aspectos específicos se destacam: nutrição mineral e orgânica, microrganismos benéficos do solo, avanços no melhoramento genético para tolerância a fatores bióticos e abióticos, e economia e comércio de arroz.


Destacam-se, também, tecnologias de colheita e pós-colheita de grãos, irrigação em pivô central e emprego de máquinas e ferramentas agrícolas para pequena, média e grande escala de produção.

Ambos fóruns são organizados pelo Instituto de Investigações de Grãos (II Grãos), pelo Grupo Agroindustrial de Grãos (GAIG) e pelo Palácio de Convenções de Havana.

Contarão também com a participação de especialistas do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, México, Panamá, Nicarágua, Uruguai, Venezuela, Guatemala e outros países.

Uma dúzia de organismos nacionais e estrangeiros constituem os apoiadores, entre eles os Ministérios da Agricultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a Agência Internacional de Cooperação do Japão.

Também figuram a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo e o International Rice Research Institute.

O presidente do Comitê Organizador, Telce González, destacou que estarão representados todos os complexos agroindustriais arrozeiros do país e também cooperativas, produtores líderes, diretores do setor e fundadores de programas de grãos.

Esperam-se palestras de Marcio Porcio e Sonsoles Rodas, representantes da FAO e do PMA em Cuba, entre outras personalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário