segunda-feira, 6 de junho de 2011

ACJM-SC realiza Conveção Estadual e lançamento da Frente Parlamentar de Solidariedade

A Associação Cultural José Martí de Santa Catarina (ACJM-SC) realiza a 4ª Convenção Estadual de Solidariedade à Cuba, às 19 horas, no auditório do Sindsaúde/SC (Centro de Florianópolis). A etapa regional é um preparativo para a Convenção Nacional, que acontece entre os dias 23 e 25 de junho, em São Paulo (SP), no Memorial da América Latina.

O evento vai contar com a participação do cônsul-geral de Cuba, Lázaro Mendes Cabrera, que vai falar sobre as mudanças em curso no país, depois do Congresso do Partido Comunista, bem como as principais bandeiras de luta do movimento de solidariedade internacional: a libertação dos cinco heróis cubanos e o fim do bloqueio econômico, comercial e midiático.

Antes da convenção, o cônsul participa do ato de lançamento da Frente Parlamentar Catarinense de Solidariedade à Cuba, às 16 horas, na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa.


A Frente, proposta pelo deputado Sargento Amauri Soares, é de caráter suprapartidário e vai funcionar por tempo indeterminado. Até agora, 16 parlamentares de diversos partidos já subscreveram o manifesto de instalação da Frente.

O objetivo da Frente é estreitar os laços de solidariedade entre os catarinenses e o povo cubano, e difundir o respeito às normas internacionais que defendem o respeito à soberania e autodeterminação dos países. Além disso, os parlamentares vão trabalhar para ampliar as relações econômicas, através de acordos bilaterais, e buscar realizar convênios desportivos e técnico-científicos entre universidade e instituições culturais e desportivas.

A Frente também tem o propósito de buscar o fim do bloqueio econômico praticado contra Cuba e condenado reiteradamente pela comunidade internacional, em particular pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário