domingo, 29 de maio de 2011

TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA

“TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA” REÚNE REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES JURÍDICAS, UNIVERSITÁRIAS E DE DIREITOS HUMANOS DO ESTADO PARA O JULGAMENTO DOS CINCO CUBANOS PRESOS NOS EUA

Além do julgamento, a VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba apresenta dois painéis para informar sobre o bloqueio midiático e as razões para as mudanças econômicas e sociais na Ilha

Por Vânia Barbosa (ACJM-RS)



Na tarde da última sexta – feira (27), os participantes do “Tribunal da Consciência”, em parceria com a Frente Parlamentar de Solidariedade ao Povo Cubano da Assembleia gaúcha e a Associação Cultural José Marti do RS, definiram a forma de julgamento dos Cinco antiterroristas cubanos presos, há quase 13 anos, em cárceres privados dos Estados Unidos.


O julgamento de Gerardo Hernández, René González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Fernando González ocorre na próxima sexta – feira (03/06), às 19h, no Plenário João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar do Poder Legislativo, com a presença do Embaixador Cubano no Brasil, Carlos Zamora Rodrígues, autoridades e representantes de entidades convidadas. O evento faz parte das atividades da VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba, preparatória para o Encontro Nacional, em São Paulo, de 21 a 26 de junho.

Segundo o Coordenador da Frente Parlamentar, Deputados Raul Carrion, “a realização de um novo julgamento dos “Cinco”, mesmo simbólica contribui de forma ética/pedagógica para desvendar as dúvidas sobre a justiça e a imparcialidade do caso, e as condições de encarceramento as quais são submetidos”. Os “Cinco foram detidos por agentes do FBI e condenados a penas que vão de 15 anos a duas prisões perpétuas,

Para o presidente da Associação Cultural José Marti, Ricardo Haesbaert, “o apoio da Frente Parlamentar e dos jurados - que representam importantes instituições e entidades do Estado – para realizar o “Tribunal da Consciência”, demonstra o forte interesse em avaliar não só tecnicamente, mas também eticamente um caso que intriga centenas de entidades internacionais e, inclusive, 10 Prêmios Nobel da Paz”.

O Tribunal será formado por uma juíza, três advogados de defesa, dois promotores, um relator e 12 jurados, além de estudantes de quatro universidades gaúchas e um dirigente da ACJM/RS, que representam os Cinco antiterroristas.

Participam do Júri

Presidente Nacional do Opinio Iuris e juíza aposentada: Antônia Mara Vieira Loguércio
Defensor Público Estadual: Carlos Frederico Guazzelli;
Desembargador Rui Portanova;
Advogado e Coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria da Educação do Governo do RS, Edson Mello da Rosa;
Advogado e vereador do PSOL de Viamão, Romer Guex;
Advogada Marilinda Marques;
Promotora do Ministério Público Estadual, Miriam Balestro;
Procurador - Geral do Estado do RS, Carlos Henrique Kaipper;
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Ricardo Breier;
Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos RS, Jair Krischke;
Advogado e organizador do livro “Os cinco herois prisioneiros do Império”, Jeferson Braga (BA); Presidente da Associação de Juízes do RS – AJURIS, João Ricardo dos Santos Costa;
Advogados e dirigente da ACJM/RS Silvio Jardim; Jorge Garcia e Ronald Dutra;
Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurociências – ICBS,da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jorge A. Quillfeldt;
Socióloga e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, Ruth Ignácio;
Sub – Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Mari Perusso; e
Advogado e assessor parlamentar, João Augusto Moogen.

Representando os “Cinco”: o dirigente da ACJM/RS, Guilherme Oliveira; os estudantes de Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis, Gabriel Pontes Fonseca Pinto, da Fundação do Ministério Público – FMP, Pedro Prazeres Fraga Pereira, e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Jader Paz, além do dirigente da ACJM/RS, Gilberto Godinho.

A VI Convenção Estadual prevê, também, audiência com o Vice – Governador do Estado e o Embaixador cubano, e realiza dois painéis para informar sobre o bloqueio midiático a Cuba e as razões para as mudanças econômicas e sociais na Ilha.

Ainda na sexta – feira (3/06), o Vice – Governador gaúcho, Beto Gril, acompanhado de secretários do Estado, recebe em audiência, o Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez, o Presidente da ACJM/RS, Ricardo Haesbaert, o Coordenador da Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba da Assembleia gaúcha, Deputado Raul Carrion, a jornalista cubana, Norelys Morales Aguilera, o Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors, José Nunes, além de dirigentes e apoiadores da ACJM/RS. Na pauta, o incentivo à integração e parcerias entre os governos de Cuba e do Rio Grande do Sul, nas áreas de saúde, educação, agricultura, biotecnologia, cultura e desportos.

No dia 4 de junho (sábado), às 9 h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a ACJM/RS dá prosseguimento às atividades da sua VI Convenção com a Conferência do Embaixador Carlos Zamora Rodriguez, sobre Os bloqueios estadunidenses a Cuba e a política de realinhamento econômico e social do governo, aprovada, em abril, durante o Congresso do Partido Comunista Cubano – PCC. O cantor e compositor, Raul Ellwanger, encerra as atividades da manhã.

Também no Plenarinho, a partir das 14h ocorre o painel O bloqueio midiático a Cuba e as alternativas para enfrentá-lo, com a coordenação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors. Como painelistas participam a jornalista de Santa Clara – Cuba, Norelys Morales Aguilera, criadora da Red Blogueros y Corresponsales de la Revolución, dos blogs Islamía, El blog de Norelys e En la misma costura; a Jornalista e membro do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, Elaine Tavares; o Editor dos Sites Carta Maior e RS Urgente, Marco Weissheimer, e o Presidente do Sindjors, José Maria Nunes. A abertura terá a apresentação do cantor e compositor, Pedro Munhoz.

Às 17 h serão apreciadas as propostas apresentadas durante o encontro e defendidas na XIX Convenção Nacional, em São Paulo. A atriz Ana Campo apresenta o esquete “Fragmento: te doy una canción” - uma homenagem aos “Cinco” -, uma composição do grande músico cubano, Silvio Rodrigues.

Exposição “Minha Visão sobre Cuba”

Durante os dois dias da convenção, o estudante de jornalismo e fotógrafo, Michael Susin, do município gaúcho de Caxias do Sul, expõe na Galeria dos Municípios, no térreo do Poder Legislativo, a mostra fotográfica “Minha Visão sobre Cuba”, resultado da sua participação, em novembro de 2010, no “VI Colóquio pela Libertação dos Cinco”, na Província de Holguín, e na “Brigada Internacional Contra o Terrorismo Midiático”, em Caimito, na ilha caribenha.
Para o evento a ACJM/RS conta, até este momento, com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado; Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Sindjors; Blogueiros Progressistas do RS – BlogProgRS;

Maiores informações no Site: www.josemarti.com.br
Contatos: (51)3224 4953 (tarde) e email: acjmrs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário