Fonte: PRENSA LATINA
A permanente preservação das conquistas da Revolução cubana sobressai entre os alinhamentos gerais da política social compreendida no Projeto que se debaterá durante o VI Congresso do Partido Comunista em abril próximo.
Texto del Proyecto de Lineamientos de la Política Económica y Social
Entre os avanços mencionados no documento, cuja circulação continua hoje em Cuba, aparecem o acesso universal à atenção médica, a educação, a cultura, o desporto, a recreação, a segurança social e a proteção mediante a assistência social às pessoas necessitadas.
O texto indica resgatar o papel do trabalho como via fundamental para contribuir ao desenvolvimento da sociedade e a satisfação das necessidades pessoais e familiares.
Também propõe garantir a elevação sistemática e sustentada da qualidade dos serviços que se brindam à população, e o redefinição das políticas vigentes segundo as possibilidades da economia.
Imagen activaOutros dos alinhamentos é dar continuidade ao aperfeiçoamento da educação, a saúde, a cultura e o desporto, para o qual resulta imprescindível reduzir ou eliminar despesas excessivos na esfera social.
Por exemplo, no primeiro setor referido a nível pré escolar, primário e médio deve-se trabalhar para continuar avançando na elevação da qualidade e rigor do processo docente educativo, precisa o Projeto.
Assim mesmo, agrega, os labores se encaminharão para o lucro de um melhor aproveitamento das capacidades existentes a partir da constituição de centros mistos que garantam a formação dos diferentes níveis de ensino em correspondência com as necessidades.
A educação superior tem entre outros objetivos atingir a matrícula em diferentes carreiras de acordo com as demandas do desenvolvimento da economia e a sociedade, e actualizar os programas de formação e investigação nas universidades em função das novas tecnologias.
Potenciar a qualidade do serviço que se brinda, a poupança, a utilização eficiente dos recursos e a eliminação de despesas innecesarios constitui o primeiro lineamiento da saúde.
No desporto será prioridade o fomento e promoção da cultura física em todas suas manifestações como médios de educação e contribuição à formação integral dos cidadãos.
Para isso, refere o documento, resulta necessário concentrar a atenção na prática em massa do desporto e a atividade física desde o reordenamiento do sistema esportivo e a reestruturação de centros.
A cultura se enfocará em gerar novas fontes de rendimentos, avaliando todas as atividades que podem passar do setor orçado ao sistema empresarial, e em racionalizar o ensino artístico e a formação de instructores de arte.
Sobre o emprego e os salários, os esforços devem dirigir-se a assegurar que as medidas salariais garantam que a cada quem receba segundo seu trabalho, e este gere produtos e serviços com qualidade.
mv/dsa
Nenhum comentário:
Postar um comentário