terça-feira, 16 de novembro de 2010

Aniversário de Havana

Cuba: Celebra-se o 491º aniversário da fundação de Havana

Havana, 16 nov (Prensa Latina) Cuba celebra hoje o aniversário 491 da fundação de Havana, com o desafio de continuar os trabalhos de restauração e conservação na cidade.

Naquele 16 de novembro de 1519 os colonizadores espanhóis fundaram a vila, puseram-lhe por nome San Cristóbal de Havana, e justo no lugar onde se localiza agora o Templete se celebrou a primeira junta e a primeira missa.

Muitos são os lugares que distinguem a cidade e recordam um passado de quase cinco séculos: o Castelo dos Três Reis do Morro, o da Real Força, assim como a Catedral de Havana figuram entre eles.


Outros detalhes aludem também à história e à tradição: é o caso da estátua de Giraldilla, símbolo da cidade, e o malecón havaneiro, amplo muro de mais de cinco quilômetros de comprimento que separa aqui a terra firme do mar.

Trabalhos empreendidos pelo Governo do país e pelo Escritório do Historiador da Cidade conseguiram resgatar edificações antigas e diminuir assim, graças ao trabalho de restauradores e conservadores, os estragos próprios do tempo.

No entanto, especialistas e habitantes da cidade assinalam que ainda há o que fazer neste assunto e destacam a vontade política das autoridades neste empenho.

Também destaca-se entre as construções do centro da cidade o Hotel Nacional de Cuba, um pouco mais afastado do Centro Histórico, inaugurado no dia 30 de dezembro de 1930 na saída costeira de Ponta Brava, no meio do bairro central de Vedado, e lugar eleito desde então por personalidades de todo o mundo.

Havana vê passar um ano mais, enquanto suas ruas de paralelepípedos e seus lugares históricos continuam deleitando visitantes estrangeiros, da ilha e, inclusive, os próprios habitantes que descobrem em paisagens já repetidas uma nova beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário