Fonte: La Isla desconocida
tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.
Nós, poetas que organizamos o Festival Internacional de Poesia de Havana, não podemos ficar calados diante do manifesto da chamada "Plataforma de espanhóis para a democratização de Cuba".
Cuba construiu uma democracia própria e legítima, apoiada pela grande maioria do seu povo.
Juntamente com conhecidos porta-vozes da propaganda anticubana, pessoas honestas, talvez sem a devida informação e conhecimento, influenciados pela "cruel e dolorosa" campanha midiática contra Cuba, acusam-nos, e ao fazê-lo, assumem uma postura que tenta prejudicar a soberania de nosso país e faz o jogo dos eternos inimigos da ilha, que não pararam, nos últimos 200 anos, de afagar o sonho anexionista e colonial.
Querem manter Cuba no banco dos réus. As palavras democracia, liberdade e direitos humanos foram seqüestradas. Vociferam argumentos vazios com o propósito de impor a sua visão de nosso país que se quer vender.
Cuba não é apenas um nome debaixo de um dedo acusador.
Cuba é uma cultura, uma ética, uma história, uma identidade forte, uma mística nascida da poesia e da imaginação.
Esta, que alguns querem que nos ataque, não é a Espanha que sempre amamos e admiramos: A Espanha de Juan Ramón Jiménez, de Antonio Machado e de León Felipe; a de Federico García Lorca, Rafael Alberti e Miguel Hernández; a de Maria Teresa León e Maria Zambrano; a de Pablo Picasso e Pablo Casals; a Espanha de intelectuais e artistas contemporâneos sempre fraternos; a de inúmeros amigos que nos acompanham todos os dias com a sua solidariedade.
A Espanha, que nos deixou uma poderosa cultura não pode nem julgar-nos ou condenar-nos por defender a nossa própria noção de cultura, beleza e justiça.
Presidência do Festival:
Aitana Alberti, Miguel Barnet, Víctor Casaus, Pablo Armando Fernández, Eusebio Leal, Waldo Leyva, César López, Virgilio López Lemus, Omar Felipe Mauri, Edel Morales, Nancy Morejón, Carilda Oliver Labra, Alex Pausides, Juan Ramón de la Portilla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário