quinta-feira, 25 de maio de 2023

Realizada Convenção Gaúcha de Solidariedade com Cuba

Convenção Gaúcha 2023: "Defender Cuba é defender o Brasil" | Foto: ACJM-RS

Por Sturt Silva 

No último dia 20 de maio, em Porte Alegre, ocorreu a XIII Convenção Gaúcha de Solidariedade com Cuba. 

O encontro que foi organizado pela Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul, foi preparatório para a XXVI Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba que será realizada no Pará entre os dias 8 e 10 de junho. 

Em entrevista ao Brasil de Fato, o presidente da Associação, Ricardo Haesbaert, disse que a  convenção gaúcha tem o caráter de solidariedade e de integração entre os povos brasileiro e cubano. O evento de 2023 acontece em um momento de retomada das relações diplomáticas entre as duas nações após seis anos de contatos praticamente rompidos nos governos Temer e Bolsonaro. 

A convenção traz de volta o Brasil para esse cenário, valorizando a relação com Cuba, que já manteve parcerias importantes na área da saúde e do desenvolvimento, recorda Ricardo, reforçando que os investimentos que as empresas brasileiras fizeram em Cuba, tanto na construção de infraestrutura, quanto na comercialização de produtos, foram muito importantes para aquele país. 

O movimento brasileiro e mundial de solidariedade com Cuba doou seringas e outros materiais médicos à ilha durante a pandemia, já que Cuba produziu suas próprias vacinas, mas não tinha seringas suficientes para a vacinação, devido ao bloqueio econômico dos EUA. 

Público durante a Convenção Gaúcha 2023 realizada no Sindipolo | Foto: ACJM-RS

A convenção também teve a presença de Jassely Fernández Garrido, Cônsul de Cuba no Brasil, que abordou o bloqueio dos EUA e a solidariedade dos povos a Cuba. 

Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário