segunda-feira, 22 de julho de 2013

Blogosfera Cuba: a casa dos blogueiros cubanos


Recentemente a comunidade conhecida como Blogosfera Cuba se fortaleceu, por isso é válido recordar como este projeto surgiu que agora passa por um grande momento. Nossa felicitação e agradecimento aos organizadores que tornaram possível que agora tenhamos um marco de socialização virtual.

Em maio de 2013 nasceu na internet um projeto que pretende agrupar uma blogsfera unida, diversa, crítica, mas acima de tudo cubana.

Com 58 blogs, 371 “likes” no Facebook e 36 seguidores no Twitter, está crescendo um dos projetos mais interessantes na web cubana, a Blogosfera Cuba.

A página oficial do projeto ressalta que “finalmente a blogsfera cubana tem seu espaço e estamos começando a implementar uma unidade necessária. Graças ao Twitthab* que pode unir os integrantes da comunidade dos blogueiros espalhados pelo país.  Uma blogsfera unida, diversa, crítica, mas acima de tudo cubana, não só por nascer neste país, mas também porque é feita por seu povo e para seu povo”.

Segundo Alejandro Cruz, do blog Cubano primer plano, um dos fundadores do Blogosfera Cuba: “A ideia surgiu no primeiro Twitthab, que serviu para que muitos dos que hoje estão na rede nos conhecêssemos fora da internet. Fiquei muito contente e quando pensei nisto como uma ideia inicial e comentei com Carlos Alberto, autor do blog La Chiringa de Cuba, com quem me identifiquei desde o princípio em relação às ideias e trabalho em conjunto para Blogosfera Cuba.”

“Claro, a princípio não tínhamos nem ideia de como nomearíamos, pois a ideia inicial foi criar uma associação de blogueiros, lembro que fizemos algumas reuniões com algumas pessoas, mas por diferentes razões  não deu certo. Mais tarde no BlogazoXCuba tivemos a oportunidade de conversar com os organizadores do evento e falamos da nossa iniciativa e coincidimos na questão da necessidade de criar um caminho de entrada à blogosfera cubana, criar um espaço onde poderiam conectar com todos os blogs, mas ainda não tínhamos nada concreto”, afirmou o blogueiro.

Quanto aos membros, Cruz informa que são bem variados, “temos blogs de poesia, política, crítica sociais, cultura, arte, culinária, enfim, é uma amalgama de blogs multitemáticos que como já anunciamos, pretende ajudar uma comunidade sobre a base da unidade na diversidade”.

Em pleno processo formativo, o projeto convoca os usuários em sua página do Facebook para definir como gostariam que fosse o Blogosfera Cuba e pedem mais ideias diferentes.

Amaya Alayo Terry, por exemplo, não pensa só na Blogosfera Cuba como um veículo de cobertura para os acontecimentos nas redes sociais, senão também como “nosso campo de ação”. Propõe também oferecer visibilidade aos eventos que não estão presentes em nossos meios de comunicação.

O membro, Alexei Padilla manifesta-se contra inserir linhas editoriais no projeto. “A única linha editorial deve ser a ética, o compromisso com a verdade e a defesa de nosso perfeito projeto social. Além disso, o que se faria com o blogueiro indomável que não seguisse às linhas editoriais? Internet não é um órgão de imprensa que é fechada ou a estação de rádio ou TV que tem sua concessão suspensa”.

Mauricio Escuela diz que a mudança pedida pelo povo na imprensa cubana há um tempo já começou a ocorrer na blogsfera, de alguma maneira levamos a frente: “O fato de que muitos de nós trabalhamos em meios tradicionais, minha esperança é que com o tempo os enfoques que usamos na rede irão transbordando até lugares estabelecidos e acessíveis ao povo sem internet. Por exemplo, trabalho para uma emissora municipal, em um povoado  onde é impensável a coletividade, entretanto quero começar um programa em julho onde falaremos com a audiência sobre esta blogosfera,  onde também participem os protagonistas deste novo tipo de imprensa.”

“Blogosfera Cuba deverá incluir a todos os que escrevem em Cuba e sobre Cuba com ética e honestidade, ainda que tenham posições críticas. Se houverem outros que escrevam mentiras e distorçam realidades, estes nós não aceitamos em nossa comunidade. Por isto torço para que este projeto consiga unir todos os blogueiros cubanos, para que não nos sintamos parte de apenas um projeto”, opina Rodolfo Romero Reyes.

Alejandro Cruz, em sua função de fundador, ressalva que “Blogosfera Cuba (BfC) tenta definir-se como uma Comunidade de Blogueiros Cubanos e como tal se propõe integrar à maioria dos blogueiros, twitteiros, ‘facebookeiros’ e usuários de outras redes sociais cuja a ideia central seja o debate sobre Cuba. Queremos criar essa unidade tão necessária, em um país com uma conectividade a internet muito baixa porém emergente”.

Em seu blog Negra cubana tenía que ser, Sandra AbdAllah-Álvarez Ramírez dialoga sobre o nome deste novo grupo. “Dada sua inclusão e totalidade, nos põe mais de um desafio; responder a pergunta: Quem pode participar do Blogosfera Cuba? ter sido intitulado de maneira tão global nos obriga a considerar que todos poderemos participar potencialmente dela, não importa a nacionalidade nem residência, só escrever assuntos ligado à ilha”.

“A crítica como exercício não prejudicial, na minha opinião é construtiva, seja bem ou mal intencionada, não importa, com a crítica também vem a aprendizagem e em último caso podemos dar nossa opinião e oferecer argumentos”, opina AbdAllah-Álvarez.

*Twitthab é um evento que reúne blogueiros em Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário