segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nova circunavegação a Cuba saúda 60 anos do ataque ao Quartel Moncada

Fonte: GRANMA

Havana. — Estudantes da Academia Naval Granma, da Marinha de Guerra Revolucionária, iniciaram uma circunavegação a Cuba, dedicada ao 60o aniversário do assalto aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes.

Marinha de Guerra Revolucionária, iniciaram uma circunavegação a CubaLidera esta viagem de instrução o navio-escola que leva o nome de Carlos Manuel de Céspedes, o Pai da Pátria, escoltado pelas embarcações auxiliares XIV Festival e Tuxco.

Zarparam da baía havanesa rumo à província de Cienfuegos e continuarão a marcha até Santiago de Cuba, onde os marinheiros visitarão locais de interesse histórico e cultural.

Em Cienfuegos, percorrerão o Museu Naval, em Cayo Loco e o cemitério Tomás Acea, e colocarão uma oferenda floral em honra aos mártires de 5 de setembro, data histórica que marcou, em 1957, o levante popular armado contra a tirania de Fulgencio Batista.

Já em Santiago de Cuba visitarão o cemitério Santa Ifigenia, que guarda os restos mortais de José Martí, Herói Nacional de Cuba, e também o Quartel Moncada, o Castelo do Morro e o Segundo Front Oriental.

Depois, continuará o périplo até o próximo 10 de abril, durante o qual os marinheiros desenvolverão habilidades no uso de métodos e técnicas próprios de seu posto de combate e da navegação, com exercícios práticos, em função de consolidar os conhecimentos teóricos recebidos ao longo de sua carreira.

Ao sair de porto havanense, o marinheiro Yurixander Núñez expressou, em nome de seus colegas, que têm o compromisso de demonstrar que são dignos herdeiros dos jovens do Moncada, e também dos Cinco Heróis cubanos, injustamente condenados nos EUA por combater o terrorismo. (AIN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário