O primeiro secretário do Comitê Central (CC) do Partido Comunista de Cuba (PCC), Raúl Castro, reiterou aqui a necessidade de romper o bloqueio de pensamento ainda persistente na seleção e preparação dos jovens dirigentes deste país.
"Em matéria de política de quadros, demos passos positivos, mas o esforço necessário é grande e o tempo urge", assinalou o também presidente cubano na V Plenária do CC do PCC, realizada ontem, informa hoje o diário Granma.
Contamos com jovens brilhantes aos que devemos guiar e transmitir os conhecimentos adquiridos em tantos anos de Revolução, manifestou Raúl Castro.
Dita afirmação foi feita, de acordo com a nota, ao apresentar a proposta (aprovada unanimemente) de eleger como membro do Bureau Político do PCC Bruno Rodríguez, que é hoje Ministro de Relações Exteriores.
De acordo com o Granma, no começo da reunião o segundo secretário do CC, José Ramón Machado Ventura, apresentou o projeto dos Estatutos do Partido, fruto do debate dos militantes a respeito do trabalho da organização, assinala.
As alterações feitas contribuem a flexibilizar o trabalho partidário e o colocar à altura que exigem as atuais circunstâncias, agrega o relatório a respeito de ditos Estatutos, aprovados posteriormente.
Machado Ventura explicou o trabalho desenvolvido para o controle da implementação das Linhas referendadas pelo VI Congresso e os Objetivos da Primeira Conferência do Partido, tarefa central para o trabalho durante todo o ano.
Nesta reunião foram analisados o andamento da atualização do modelo econômico e o avanço da economia, coerente com um acordo para que o CC examine em suas plenárias estes assuntos pelo menos duas vezes ao ano, segundo o texto.
Desta vez - continua - deu especial ênfase à dinâmica demográfica do país, sobre a qual informou o membro do Bureau Político Marino Murillo, chefe da Comissão Permanente para Implementação e Desenvolvimento.
A respeito, Murillo recordou que está sendo elaborado um conjunto de medidas dirigidas ao cuidado dos idosos e a estimular a natalidade.
O dirigente considerou que as tarefas que dita Comissão deverá cumprir durante os próximos dois anos serão as mais complexas e de maior impacto na atualização do modelo econômico e em toda a sociedade.
Em tal sentido, menciona o diário, Raúl Castro perguntou sobre a participação dos quadros em cursos de superação sobre temas econômicos, "o que resulta decisivo para implementar com sucesso as novas medidas", disse.
Depois, o membro do Bureau Político Adel Yzquierdo, titular da carteira de Economia e Planejamento, informou sobre as estimativas de cumprimento do plano de 2012 e a proposta para o próximo ano.
Igualmente, a ministra de Finanças e Preços, Lina Pedraza, apresentou as estimativas para o Orçamento do Estado para este ano e o anteprojeto de 2013.
Ambos temas serão expostos amanhã aos deputados durante o X Período Ordinário de Sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular, aponta a nota no Granma.
No final da reunião - conclui o texto - o primeiro secretário do Comitê Central convocou os dirigentes do país a continuar se preparando, sobretudo nos assuntos econômicos, que constituem a base para o progresso de qualquer sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário