Havana, 3 dezembro - Prensa Latina
Promoção da saúde e intersetorialidade, pesquisa, inovação tecnológica, formação de recursos humanos, entre outros temas, conformam a agenda científica da Convenção Internacional Cuba-Saúde, que começa hoje nesta capital.
Promoção da saúde e intersetorialidade, pesquisa, inovação tecnológica, formação de recursos humanos, entre outros temas, conformam a agenda científica da Convenção Internacional Cuba-Saúde, que começa hoje nesta capital.
No evento, que se estenderá até o próximo dia 7 de dezembro, serão apresentados os resultados dos programas de saúde desenvolvidos na nação cubana, bem como as transformações realizadas nesse setor encaminhadas a melhorar a eficiência, qualidade e sustentabilidade dos serviços sanitários.
Roberto González, vice-ministro de Saúde Pública, recordou que entre as mudanças realizadas estão a reorganização de tecnologias e o aperfeiçoamento dos conceitos fundacionais do plano do médico da família, dirigido a superar os indicadores de saúde da população.
A doutora Niviola Cabrera, diretora de ciência e tecnologia do Ministério de Saúde Pública, explicou que paralelo à convenção ocorrerão cursos pré-congresso, simpósios, e uma feira de exposições, na qual empresas, laboratórios e firmas especializadas apresentarão equipamentos, medicamentos e materiais afins.
Além disso, um Encontro sobre Cooperação Médica e Saúde, em cujo centro estarão debates sobre o desenvolvimento da saúde pública internacional, cooperação Sul-Sul e triangulada, e a divulgação de boas práticas entre os países da região.
Discutir elementos conceituais de "saúde pública internacional" e "saúde global", assim como promover o intercâmbio de experiências em programas de formação sanitária serão também objetivos do fórum do qual participarão representantes do ministério de previdência do Haiti, Brasil e a Organização Panamericana da Saúde.
Uns mil 500 delegados estrangeiros e uns 750 cubanos participarão da Convenção que inclui também visitas programadas a instituições de todos os níveis de atenção médica, como policlínicos, hospitais, centros comunitários, institutos e centros de pesquisa.
ocs/vm/cc
Modificado el ( lunes, 03 de diciembre de 2012 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário