sábado, 27 de outubro de 2012

O Furacão Sandy não derrubou a vontade dos cubanos.

Por Germán Veloz Placencia
Fonte: GRANMA
Tradução: Solidários.

O furacão Sandy foi brutal com o município de Antilla, mas não dobrou seu povo, disso há provas suficientes.

Na aurora da manhã, Norge Ricardo Pérez, vice-presidente do Conselho de Defesa Municipal, deu instruções para o uso adequado de combustível dos veículos a serem utilizados na coleta dos escombros e árvores caídas nas ruas do território.

"Todavia, nós não terminamos de contabilizar os prejuízos e já temos relatado 342 casas destruídas e 684 atingidas parcialmente", explicou ele, para logo se concentrar em orientações para preservar a integridade física de quem teria que retirar os pesados troncos caídos. "É lógico, as pessoas estão abaladas pela situação, mas juntaram-se a recuperação com vontade de seguir em frente. Alguém que passa pelos bairros vê como eles tratam de salvar o que restou dos tetos ou paredes", acrescentou.


Fidel Ricardo Dominguez, diretor de operações da Companhia Elétrica UEB, disse que a brigada de eletricistas trabalha em um segmento da rede para fornecer eletricidade a uma parte da cidade a partir da conexão com o gerador da empresa de usina de milho.

A ação foi aprovada em conjunto e depois, também, por William Olmos, diretor desse centro industrial, que explicou que eles fariam tudo que fosse necessário para eliminar os danos.

"Nós tínhamos 135 toneladas protegidas com toldos. Agora mesmo, estamos carregando um caminhão com reboque para transportar parte do produto para a cidade de Santiago de Cuba, onde o furacão fez mais estragos do que aqui."

Em Banes, Sérgio Ávila, presidente do Conselho de Defesa Municipal, disse que, até então, contavam mais de 710 casas desabadas no território, mais de 1500 que perderam completamente o telhado e danos graves em 66 escolas.

"A vontade é nos recuperar. A nossa gente já está demonstrando em suas casas e bairros. Também recebemos ajuda de outras províncias."

Quando a noite caiu na sexta-feira, soube-se que brigadas de eletricistas da província de Artemisa estavam perto da cidade de Holguin, para seguir na  manhã do sábado para Banes.

Um comentário:

  1. Opa,boa tarde,Sou da equipe detive-particular.com Olha eu aqui denovo,blog muito bom,sempre que dá passo por aqui,continua postando ai,quero ver isso aqui cada vez melhor,alguem ai sabe desse site http://www.rastreadorgps.org/ ? to querendo saber se é bom,dizem que rastrea carro,moto,pessoas até...alguem ja ouvir falar?abraços,bom trabalho ai com o blog que ta fera!

    ResponderExcluir