Fidel Castro inaugura Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana | Foto: Cuba Debate |
Cuba conta com um sistema de ciências de primeira linha a nível mundial, assegurou o doutor Roberto Castellanos, delegado do Ministério da Ciência, Tecnologia e o Meio Ambiente (CITMA), na cidade de Havana.
Ao apresentar os principais resultados atingidos em Cuba em 2009, salientou que a atividade científico-técnica constituiu uma importante linha dentro da economia cubana.
Entre os principais produtos da economia cubana encontram-se as vacinas HepB (contra a Hepatitis B), Hib (contra o Haemophilus influenzae), tetravalente, pentavalente, novas formulações de interferon alfa u gamma, Vacina GAVAC (para o gado), anticorpos monoclonais, entre outros.
Por sua vez a doutora, Lilliam Álvarez, Diretora de Ciências do CITMA, informou que foram introduzidas no Sistema Nacional de Saúde, três formulações sublinguais das vacinas antialérgicas VALERGEN.
Na atualidade está espalhado em Cuba e no exterior o uso de Heberprot-P, um produto para as úlceras complexas dos diabéticos, desenvolvida no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana.
Outros avanços das ciências na ilha em 2009 foi a criação de novas variedades cubanas de arroz, uma vacina recombinante contra a peste suína clássica e o fim dos estudos de viabilidade para a dessalinização da água de mar em Cuba.
Dentre os muitos avanços salienta além o Mapa de Alerta dos cenários de perigo e vulnerabilidade pela ascensão do nível médio do mar por causa da mudança climática para os anos 2050 e 2100, pesquisa em que participaram mais de 300 especialistas de 12 instituições.
Desta maneira, disse Álvarez, ratifica-se mais uma vez a vontade do governo revolucionário cubano, como disse Fidel em 1959, "o futuro de Cuba deverá ser, necessariamente, de homens de ciência, de homens de pensamento...".
Nenhum comentário:
Postar um comentário