Cuba na ONU | Foto: Agência Press |
Do Granma
Por um segundo período de três anos, Cuba foi reeleita como membro do Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas, em votação secreta celebrada na Assembleia Geral.
Pela América Latina e o Caribe, foram eleitos Cuba, México e Uruguai, todos aspirantes por segunda ocasião a uma cadeira neste importante organismo.
De acordo com a resolução da Assembleia que lhe deu origem em 2006, o CDH está integrado por 47 estados que são escolhidos desta forma direta e individual em votação secreta pela maioria dos membros deste alto organismo.
Treze deles são da África, 14 da Ásia, seis da Europa Oriental, oito da América Latina e o Caribe e sete da Europa do Leste e outros, com mandatos que caducam alternativamente em 2009, 2010 e 2011.
Além de Cuba, México e Uruguai, na jornada desta terça-feira, 12 de maio, também foram eleitos cinco pela Ásia, dois pela Europa Oriental e três pela Europa do Leste e outros estados.
Também foram reeleitos Cameron, Djibouti, Ilhas Maurício, Nigéria, China, Bangladesh, Rússia, Jordânia e outros.
A sessão dirigida pelo presidente permanente da Namíbia na ONU, o embaixador Kaire M. Mbuende, elegeu como novos integrantes do organismo dos Direitos Humanos a Bélgica, Noruega, Estados Unidos, Hungria e Quirguistão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário