Entrega de ajuda humanitária brasileira em Cuba | Foto: Embaixada do Brasil em Cuba |
Por Sturt Silva
A Embaixada do Brasil em Cuba informou no seu perfil no X que chegou em Havana, capital de Cuba, a segunda parte da ajuda humanitária do governo brasileiro. Segundo a publicação, são 10 toneladas de alimentos desidratados doados para o povo cubano.
Entre outubro e novembro, Cuba foi atingida por dois furacões (Oscar, na parte leste e Rafael, na parte central) e dois terremotos (ambos registrados na mesma região do furacão Oscar), além de um apagão que deixou o país no escuro por mais de dois dias.
O Brasil já havia doado 30 unidades purificadoras de água, que segundo o jornal Granma, já se encontra em território cubano.
O embaixador do Brasil em Havana, Christian Vargas, afirmou também que em breve chegará outro carregamento com kits para instalação de painéis solares e medicamentos, como parte da contribuição do Brasil e em correspondência com as excelentes relações de amizade e cooperação entre os dois países.
O governo socialista de Cuba, através da vice-ministra de Comércio Exterior, Deborah Rivas, agradeceu a gesto solidário, destacou os laços fraternos que une os dois países e lembrou a recente chegada de 125 toneladas de leite em pó, fornecidas pelo Brasil no início do ano, dentro de uma iniciativa do G-20, presidido por Lula.
Na semana passada, médicos brasileiros formados na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) de Cuba, que foram à ilha socialista para participar do Primeiro Congresso Internacional de Graduados da escola, doaram medicamentos para um hospital infantil.
Medicamentos doados em hospital infantil cubano | Foto: Carmen Diniz |
Segundo informações do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba, a primeira entrega já foi feita na própria ELAM, escola de medicina que conta com cerca de 20 estudantes brasileiros e para a EICTV, escola de cinema e televisão de Cuba que já formou vários cineastas e jornalistas brasileiros.
O blog Solidários também colheu informações que muitos brasileiros solidários estão levando doações e suas bagagens, principalmente medicamentos e produtos de primeiras necessidades. A entrada e distribuição desses produtos está sendo facilitada pelas autoridades cubanas devido a situação complexa do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário