terça-feira, 7 de maio de 2013

Díaz-Canel: Para que o povo possa discernir o certo do falso


Díaz-Canel exortou os professores aperfeiçoar a educação para formar seres humanos integrais, revolucionários e decentes. Foto: Ismael Francisco/Cubadebate

Havana - O vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, conclamou ao diálogo constante com as novas gerações para possibilitar-lhes a capacidade de discernir as notícias importantes e verdadeiras entre a avalanche de informações propiciada pelas novas tecnologias. 

"Hoje, com o desenvolvimento das tecnologias de informação, com o desenvolvimento das redes sociais e com o desenvolvimento da informática e da Internet, proibir algo é quase impossível, não tem sentido", disse Díaz-Canel, vice do presidente Raúl Castro, durante seminário sobre Educação realizado neste final de semana.

Na atualidade, "há notícias de todos os lados, as boas, as ruins, as que são manipuladas, as que são verdadeiras, as que estão na mídia e as que circulam na Web, e tudo chega às pessoas, elas sabem, então o silêncio é o pior", estimou Díaz-Canel.

"Portanto, constantemente temos que estar dialogando, constantemente temos que estar argumentando, constantemente temos que estar discutindo, para constantemente poder conseguir que esta diversidade de informação, nossos estudantes, nossos professores, nosso povo, possam discernir", afirmou Díaz-Canel, um engenheiro de 53 anos que ocupa a vice-presidência desde fevereiro passado.

"Não podemos bloquear um diálogo formal, não podemos impedir tampouco que outros proponham o debate que nós devemos exercer nas salas de aula, nas escolas, cenário ideal para realizar toda esta discussão", concluiu.

A declaração do vice-presidente ocorre no momento em que os jornalistas cubanos analisam na União dos Jornalistas de Cuba (UPEC) a política informativa aplicada à imprensa local, visando o XI Congresso da UPEC, em julho próximo.

Com informações do CUBADEBATE e  AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário