terça-feira, 24 de setembro de 2019

Aprovada na Bahia moção para repudiar o bloqueio imposto a Cuba

Deputados baianos com a Cônsul de Cuba para o nordeste | Foto: PT-BA
Do Ministério das Relações Exteriores de Cuba

Deputados do Partido dos Trabalhadores na Bahia adotaram uma moção para rejeitar a imposição unilateral do bloqueio econômico, comercial e financeiro em Cuba pelo governo dos Estados Unidos e seu recrudescimento a partir da ativação do Título III da Lei Helms Burton. 

O documento inclui uma gênese da guerra econômica desencadeada pelas sucessivas administrações estadunidenses desde 1962, com sanções extraterritoriais que buscam limitar a promoção do investimento estrangeiro e as relações comerciais de Cuba com o resto do mundo. 

Os deputados, denunciando a política agressiva contra Cuba, condenam o bloqueio que “viola flagrantemente os direitos humanos do povo cubano, bem como numerosos atos do Direito Internacional regulamentadores das relações políticas, econômicas, comerciais e financeiras entre os Estados e mina a liberdade de comércio e investimento". 

Do mesmo modo, também destacaram a reivindicação da comunidade internacional em favor do fim do bloqueio, que condenou essa ação genocida esmagadoramente no seio da Assembleia Geral das Nações Unidas por considerá-lo contrário ao direito de autodeterminação, paz e soberania. 

A moção de repúdio foi entregue pelo líder da Bancada do PT, Marcelino Galo, a Cônsul Geral de Cuba para o nordeste do Brasil, Milena Caridad Zaldìvar Piedra, durante sua visita à Assembleia Legislativa da Bahia para participar do programa em redes sociais, "Minuto da Democracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário