quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cuba – bem avaliada em termos de igualdade de gênero

 
Segundo a blogueira Carolina Assis, da Revista Samuel, Cuba aparece na 15ª posição (2ª na América Latina) no ranking anual, realizado pelo Fórum Econômico Mundial - edição 2013 -, em relação aos países menos desiguais entre mulheres e homens no mundo.
 
Para título de comparação a lista dos menos desiguais em relação ao gênero é liderada pelos países desenvolvidos da Europa, tendo a participação de Nova Zelândia e das Filipinas entre os primeiros.
 
O Brasil apenas ocupa a 62ª, sendo que nossos vizinhos Argentina e Chile são respectivamente 34ª e 91ª. Os Estados Unidos ficam com a posição de 23ª. Na América Latina, Cuba perde apenas para Nicarágua que aparece na 10ª posição.
 
Mas como ressalta a blogueira Assis, o relatório leva em consideração apenas  “a desigualdade entre mulheres e homens de acordo com o contexto de cada país”. 
 
O país onde as mulheres estão mais em pé de igualdade com os homens é a Islândia.

Pela 22ª vez, Assembleia Geral da ONU pede fim de bloqueio a Cuba

Nos 51 anos de embargo dos EUA a ilha, prejuízo ocasionado aos cubanos chega a US$1,1 trilhão, estima governo

Do Opera Mundi

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou nesta terça-feira (29/10) o 22º projeto de resolução - em 22 anos - que pede o fim do bloqueio norte-americano a Cuba. Com voto de 188 dos 193 membros do organismo internacional, a decisão se baseou em um relatório do país caribenho sobre os impactos do embargo. Os pedidos têm sido repetidamente ignorados pela Casa Branca.

“O que se ganha com essa política velha e eticamente inaceitável que não funcionou nos últimos 50 anos?”, questionou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, perante a plenária. O ministro ainda afirmou que o bloqueio piorou sob a administração de Barack Obama – ironicamente, eleito “para a mudança”.

A resolução se baseia nos princípios de soberania, igualdade entre os Estados e não interferência nos assuntos internos de outros países da Carta da ONU. Cuba, junto de outras nações, denunciaram os Estados Unidos por violações do direito internacional, lembrando as consequências do embargo na sociedade civil cubana.

Médico cubano encanta pacientes em posto de saúde da Grande BH

Profissional de 32 anos do programa Mais Médicos ganha elogios de usuárias da unidade
 

Por Márcia Costanti no R7
 
Na sala de espera lotada do posto de saúde Vilas Reunidas, no bairro Vila São José, em Sabará, na Grande BH, o burburinho é um só: todos os pacientes querem conhecer o médico cubano Jorge Alberto Gil de Montes Santana. Há cerca de dois meses no Brasil e 20 dias atuando na unidade, o profissional, vindo da cidade de Viñales, parece ter sido aprovado pelos usuários. A costureira Elza Pereira de Freitas, de 52 anos, afirma que ficou surpresa com a qualidade do atendimento.

— Quase perguntei se ele não queria ficar aqui. Ele foi muito atencioso, gostei demais.
Segundo ela, embora "um pouquinho difícil" entender o que o profissional diz, o esforço valeu a pena. Já Maria de Lourdes Abolar, de 55 anos, chegou à unidade com a perna engessada e se queixando de dores na coluna. Saiu da consulta satisfeita e fez planos de voltar a ser atendida pelo cubano.
 
— Por ele ser estrangeiro, a gente tem que prestar mais atenção, mas ele conversou direito. Ele foi muito bem, da próxima vez vou marcar direto com ele.

Cuba reforma o sistema monetário - nota do Partido Comunista Cubano


O Delineamento Nº 55 da Política Económica e Social do Partido e da Revolução, aprovado pelo VI Congresso do PCC, propõe: “Avançar-se-á no sentido da unificação monetária, tendo em conta a produtividade do trabalho e a efectividade dos mecanismos distributivos e redistributivos. Pela sua complexidade, este processo exigirá uma rigorosa preparação e execução, tanto no plano objectivo como subjectivo”.

Em cumprimento do dito Delineamento, foi acordada pelo Conselho de Ministros a entrada em vigor do cronograma de execução das medidas que conduzirão à unificação monetária e cambial.

Como foi informado, a unificação monetária e cambial não é uma medida que resolva por si só todos os problemas actuais da economia, mas a sua aplicação é imprescindível a fim de garantir o restabelecimento do valor do peso cubano e das suas funções como dinheiro, quer dizer como unidade de conta, meio de pagamento e de entesouramento. O antecedente, unido à aplicação das restantes políticas que apontam para a actualização do modelo, propiciará o ordenamento do envolvimento económico e em consequência a medição correcta dos seus resultados.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Exclusivo: René González, único dos 5 Cubanos libertados da prisão dos EUA, em entrevista para Democracy Now

Entrevista em inglês para o site estadunidense Democracy Now!. Em breve, publicaremos a tradução.

Com exclusividade para o portal "Democracy Now!", o único membro libertado dos Cinco Cubanos, René González, fala depois de uma prisão de 13 anos nos Estados Unidos. Os cinco agentes secretos cubanos foram presos nos Estados Unidos em 1998 e condenados por conspiração para cometer espionagem. Eles dizem que eles não estavam espionando nos Estados Unidos, mas sim tentando monitorar grupos de exilados cubanos de direita responsáveis ​​por violentos ataques dentro de Cuba. Em Cuba, os cinco são vistos como heróis nacionais. González foi solto em outubro de 2011 e voltou a Cuba em abril de 2012.





segunda-feira, 28 de outubro de 2013

sábado, 26 de outubro de 2013

Uma reflexão do Che sobre os intelectuais, por Atilio Borón

 
Por Atilio Borón no Resumo Latino-Americano
 
Em seu magnífico escrito, O Socialismo e o Homem em Cuba, o Che sentou as bases de alguns das mais importantes contribuições recentes para o pensamento marxista ao resgatá-lo do asfixiante “economicismo” das versões canônicas da teoria. Para Guevara o projeto socialista era multifacetado e integral. Um de seus componentes essenciais era a criação do homem e a mulher novos, além da construção de uma nova cultura que contrastasse com os quinhentos anos de “deseducação” para a submissão e a resignação sofridos por nossas sociedades, desde os primórdios do capitalismo. Precisamente para destacar o caráter integral do projeto socialista, irredutível a seu único componente econômico, Che lançou mão repetidamente de sentenças, tais como “o socialismo como fórmula de redistribuição de bens materiais não me interessa” ou “o socialismo econômico sem a moral comunista não me interessa”.
 
No texto acima citado, Che faz uma menção aos intelectuais que quero compartilhar com todos vocês. Está falando de seu papel em Cuba, na Cuba revolucionária; porém, o fundo de seu argumento vai mais além e é pertinente para compreender também o papel e as contradições dos intelectuais latino-americanos no momento atual. Sobretudo dos intelectuais em países como Bolívia, Equador e Venezuela, comprometidos com a construção do socialismo no século XXI e de seus homólogos em países que, sem que sejam propostas de seus governos, essas metas cruzam – como Argentina, Brasil e Uruguai –, através de processos de mudanças, cujos reflexos no plano internacional os aproximam dos primeiros. Por isso, os convido a refletir sobre suas sábias palavras no marco dos 46 anos de seu covarde assassinato.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Saúde em Cuba elogiada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

 Jailson Lima (PT)
Fazendo referência às recentes críticas ao programa Mais Médicos, sobre a qualidade da formação dos médicos formados em Cuba, o deputado Jailson Lima (PT) afirmou que, “com todas as dificuldades, o país caribenho ainda consegue ter índices de saúde e expectativa de vida da sua população superiores às do Brasil”, durante pronunciamento na manhã de 24/10, na Tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Posicionamento semelhante foi externado pelo deputado Sargento Amauri Soares (PSOL), que pôs em dúvida as reais intenções das pessoas que criticam o programa idealizado pelo governo federal. "Esses que estão puxando manifestações contrárias ao programa deveriam fazer uma profunda reflexão e reconsiderar suas ações. Trata-se de uma concepção elitista, contrária aos interesses do povo, mantida por pessoas que tratam a Medicina como mais uma forma de enriquecimento e não como uma forma de prover saúde ao povo".

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Governo de Cuba inicia unificação das moedas


O governo de Cuba anunciou nesta quarta-feira (22/10) o processo de unificação das moedas do país. Com a medida, o CUP (peso cubano) - dinheiro com o qual grande parte da população recebe salários e utiliza para serviços básicos - e o CUC (peso conversível) - moeda utilizada no câmbio e no turismo, comparada ao dólar - passarão a funcionar de forma integrada. 

 "Foi estipulado pelo Conselho de Ministros colocar em vigor o cronograma de execução das medidas que conduzirão à unificação monetária e cambial", explicou uma nota oficial publicada hoje no jornal Granma. 

Segundo informações da rede Telesur, o governo cubano não estabeleceu datas, enaltecendo apenas que o processo começará pela "unificação monetária para as pessoas jurídicas e físicas". O objetivo, segundo a nota oficial, "é ter melhor mensuração da economia cubana, estimulando setores que produzem bens e serviços para exportação e de substituição de importações". 

domingo, 20 de outubro de 2013

Cuba denuncia à ONU agressão midiática norte-americana


Nessa 6ª-feira, Cuba denunciou à Assembleia Geral da ONU o uso, pelo governo dos EUA, de transmissões ilegais de rádio e televisão, para subverter a ordem na ilha e promover a mudança do sistema político e socioeconômico cubano.

O governo dos EUA continua a aplicar uma política de agressão contra Cuba no campo radioeletrônico, apesar de essa política caracterizar violação de normas do Direito Internacional e de normas e regulamentos da União Internacional de Telecomunicações – disse à ONU a representante de Cuba.

Em sua intervenção nos debates da 4ª Comissão da Assembleia Geral da ONU, encarregada de Política Especial e Descolonização, a delegada cubana Lilianne Sánchez denunciou que as ações do governo dos EUA afetam o funcionamento normal dos serviços de radiocomunicação e causam interferências danosas.

Declaração Final do X Fórum Contra o Bloqueio

X Fórum contra o bloqueio das organizações da sociedade civil cubana e organizações internacionais e regionais com base em Cuba


Declaração Final

O X Fórum contra o bloqueio das organizações da sociedade civil cubana e organizações internacionais e regionais com sede em Cuba reitera a sua denúncia e condenação ao bloqueio financeiro, econômico e comercial imposto pelo governo dos Estados Unidos da América contra Cuba há mais de 50 anos.
Dando continuidade as posições tomadas em fóruns realizados anteriormente, as organizações participantes expressamos:

1. Nossa demanda ao governo dos Estados Unidos da América e seu Presidente o Sr. Barack Obama para pôr fim a esta política contra Cuba, que é ilegal, injusta, genocida e representa um dos principais obstáculos ao desenvolvimento econômico e social do nosso país

2. Que o bloqueio é uma grosseira, massiva e sistemática violação dos direitos humanos do povo de Cuba. Ele continua sendo uma política criminosa, desumana, absurda, ilegal e moralmente insustentável, com sensível impacto humanitário, que não cumpriu nem cumprirá jamais o propósito de curvar a decisão patriótica do povo cubano de preservar sua soberania, independência e direito à auto-determinação. O bloqueio gera escassez e sofrimento para a população, limita e retarda o desenvolvimento do país e viola os nossos direitos fundamentais assim como os direitos humanos do povo estadunidense.

sábado, 19 de outubro de 2013

Camisa 'Che Guevara' do Madureira é sucesso que clube estuda lançá-la em amistoso contra cubanos

Camisa 'com Che Guevara e a bandeira de Cuba' do Fut7 do Madureira é sucesso de vendas que clube estuda lançá-la em amistoso para a equipe principal

Che Guevara posa para foto com equipe do Madureira, em excursão à Cuba, em 1963
Há 50 anos, time e comissão técnica do Madureira desembarcava em Cuba para uma série de amistosos, aproveitando o prestígio internacional do Brasil após a conquista da Copa do Mundo de 1962. Foram cinco jogos e cinco vitórias contra clubes de Cuba e um encontro histórico, com o argentino Che Guevara.

O encontro com Che e a curta temporada em Cuba ficaram tão marcados na história do Madureira que, no final de setembro deste ano, o clube lançou um uniforme, inicialmente para o futebol 7, homenageando o líder da Revolução Cubana. 



Como comprar a camisa do Madureira que estampa Che e bandeira de Cuba


Para comprar a nova camisa da equipe de Futebol de 7 que relembra a visita da equipe de futebol de campo a Cuba nos anos 60 e o famoso encontro com Che Guevara, pode enviar o email para loja@madureiraec.com.br, ou pelos telefones: (21) 3359-2232 / 3390-2304 / 3390-0240. 



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rio recebe 1º Encontro de Cubanos Residentes na América Latina

Da redação do Vermelho, com informações da Prensa Latina



O Rio de Janeiro recebe, na tarde desta sexta-feira (18), centenas de representantes das comunidades cubanas para o 1º Encontro de Cubanos Residentes na América Latina e Caribe. Eles vêm de mais de 20 países para a reunião de dois dias que é inspirada pela defesa da soberania e identidade de Cuba.


Começa nesta sexta-feira, evento que reúne cubanos residentes na América Latina e Caribe

Um dos propósitos do encontro é avaliar o trabalho desta comunidade na região e revisar as ações realizadas pelo fim do bloqueio norte-americano à ilha, imposto há mais de 50 anos. Durante o evento também será exigida a liberação dos antiterroristas de Cuba, que estão presos desde 1998, nos Estados Unidos.

Há exatos 15 anos, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando e René González, eram presos nos Estados Unidos e acusados de conspiração e espionagem. “Os Cinco” – como são chamados em Cuba – eram agentes da Rede Vespa, um seleto grupo de infiltrados que combatia os atos terroristas das organizações anticastristas da Flórida.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Memorial da América Latina recebe Marcelo Feitosa com fotos de Cuba


O Memorial da América Latina recebe até 20 de outubro a exposição fotográfica “Cuba”, do fotógrafo Marcelo Feitosa, no Pavilhão da Criatividade. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é livre.

A exposição de Marcelo Feitosa é composta por 22 trabalhos e propõe a discussão do conceito de fotografia documental.

O interesse em retratar Cuba depois da revolução de 1959 cresceu gradualmente a partir do final do século passado e gerou uma profusão de trabalhos que contribuíram para criar vários estereótipos e um imaginário sedutor sobre a ilha e seu cotidiano cultural.

50 verdades sobre a ditadura de Fulgencio Batista em Cuba

A ditadura de Fulgencio Batista, de 1952 a 1958, precipitou o advento da Revolução Cubana. Alguns mitos, cuidadosamente alimentados pelos partidários do antigo regime exilados em Miami e pelos detratores de Fidel Castro, ainda persistem
Ditadura de Batista foi derrubada pela Revolução liderada por Fidel Castro | Foto:  Rádio Surco

Por Salim Lamrani no Opera Mundi

1. O golpe de Estado de 10 de março de 1952, organizado por Fulgencio Batista, que tinha sido presidente da República entre 1940 e 1944, colocou fim à ordem constitucional e derrubou o governo democraticamente eleito de Carlos Prío Socarrás, alguns meses antes das eleições presidenciais de junho de 1952.

2. Antigo sargento estenógrafo, Batista passou a fazer parte da política cubana durante a Revolução  de 4 de setembro de 1933, que foi liderada pelos estudantes e que derrubou a ditadura odiada de Gerardo Machado. Ele encabeçou uma rebelião de suboficiais e se apoderou do Exército, transformando-se no novo chefe do Estado- Maior. No dia seguinte, 5 de setembro de 1933, Batista visitou o embaixador estadunidense Sumner Welles, que profetizou sua futura traição. Welles estava preocupado com os “elementos extremamente radicais” que acabavam de tomar o poder. O governo revolucionário de Ramón Grau San Martín, conhecido como “A Pentarquía”, tinha o apoio da “imensa maioria do povo cubano”, segundo a embaixada estadunidense.

3. Os Estados Unidos se negaram a reconhecer o novo governo revolucionário e encorajaram Batista a usar a força para derrubar San Martín. Este último defendia, por meio da voz de Antonio Guiteras, verdadeira alma da Revolução de 1933, a soberania nacional e a justiça social. Welles informou a Batista que dispunha do “apoio da imensa maioria dos interesses econômicos e financeiros em Cuba.”

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Embaixador cubano despede das funções diplomáticas no Brasil

O embaixador cubano (o 3o da dir. para esq.) posa para fotos com parlamentares do Grupo Brasil-Cuba
Por Márcia Xavier no Vermelho

A presidenta do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e o deputado Josias Gomes (PT-BA) realizam, na manhã desta quarta-feira (16), café da manhã que será oferecido ao embaixador de Cuba, Carlos Rafael Zamora, que se despede das funções diplomáticas no Brasil. O evento, que contará com a presença da deputada Aixa Hevia, representando a Assembleia do Poder Popular de Cuba, será na Sala da Liderança do PT na Câmara dos Deputados.

Segundo Vanessa Grazziotin, a frente parlamentar trabalhou, junto com Zamora, em ações e atividades para estreitar as relações diplomáticas e promover o intercâmbio de experiências políticas, econômicas e culturais entre Brasil e Cuba.

As lutas dos parlamentares brasileiros em solidariedade a Cuba vão além das relações de integração entre os dois países. A Frente Parlamentar também realiza ações e campanhas contra o bloqueio econômico estadunidense e pela libertação dos cinco heróis cubanos presos ilegalmente nos Estados Unidos.

Lançamento de “Che Guevara e a construção do homem novo na Revolução Cubana” em Santos-SP


No dia 19/10 às 18 horas acontece o lançamento do livro “Che Guevara e a construção do homem novo na Revolução Cubana” de Newton Ferreira da Silva em Santos, São Paulo.

Visite a página da Associação no facebook e confirme presença.

As atividades acontecem na sede da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, localizada na Rua Joaquim Távora, 217 na Vila Mathias. A entrada é livre e mais informações pelo telefone: 3307-1494.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"Cuba: a mídia ante o desafio da imparcialidade", novo livro de Salim Lamrani


Salim Lamrani, professor da Universidade de La Reunión e jornalista especialista de Cuba, acaba de publicar um novo livro em Ediciones Estrella, com um título eloquente: Cuba: a mídia ante o desafio da imparcialidade. Este livro de 230 páginas se divide em nove capítulos.

Tem um prefácio do grande escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor do famoso livro As veias abertas da América Latina. Lamrani, como bom historiador e investigador, sempre enriquece seu trabalho com abundantes fontes, com mais de 350 notas neste livro.

André Garand: Salim Lamrani, falemos sobre seu último livro.

Salim Lamrani: Este livro se baseia no seguinte postulado: Em todo o Ocidente, o fenômeno de concentração da imprensa em mãos do poder econômico e financeiro converteu-se em uma realidade inegável. Em geral, os meios informativos, vinculados ao poder do dinheiro e que defendem a ordem estabelecida, são confrontados pelo desafio da imparcialidade, sobretudo quando se trata de Cuba. É difícil para eles apresentarem de modo objetivo uma nação cujo projeto de sociedade desafia a ideologia dominante. Além disso, Cuba é, por definição, um tema midiático que suscita críticas e controvérsias e, regularmente, acende as paixões.

domingo, 13 de outubro de 2013

ACJM-RS negocia audiência sobre os 5 entre presidente Dilma e deputada cubana


O presidente da Associação Cultural José Martí/RS, Ricardo Haesbaert, entrega à presidenta Dilma Rousseff uma carta com o pedido para que receba em seu gabinete em Brasília, entre os próximos dias 17 e 23 de outubro, a deputada cubana Adriana Pérez, esposa de Gerardo Hernandéz, um dos Cinco antiterroristas cubanos, preso há 15 anos, em cárcere privado nos Estados Unidos, e condenado sem provas a uma injusta pena de duas cadeias perpétuas e mais 15 anos de prisão. Os Cinco estavam nos Estados Unidos para monitorar novos e criminosos ataques terroristas contra Cuba, desde o Sul da Flórida. Em nenhum momento os Cinco atentaram contra a vida e a segurança do povo estadunidense e nem de qualquer integrante da máfia anticastrista residente em Miami, onde eles atuavam.

Adriana Pérez virá ao Brasil para participar de um encontro nacional entre os cubanos residentes no País, nos dias 18,19 e 20 de outubro, no Rio de Janeiro.

[Vídeo] Médico cubano retorna para comunidade depois de 20 anos

O programa "Mais Médicos" não é novidade em Tocantins. O estado já teve um projeto semelhante, que trouxe ao Brasil 300 cubanos nos anos 90. Em uma pequena cidade, o repórter Valteno de Oliveira acompanhou o reencontro de um desses médicos, com a comunidade onde trabalhou há quase duas décadas.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cuba investe na medicina preventiva e exporta médicos para mais de 60 países

Por Daniel Thame no Pravda


São sete horas em Remédios, cidadezinha histórica do interior de Cuba, numa manhã excepcionalmente chuvosa no final de verão caribenho, que costuma ostentar temperaturas acima de 32 graus. No hospital municipal, a Dra. Egley Turiño Camacho e o Dr. Camilo Ildez Gallo estão prontos para iniciar mais uma jornada de trabalho. As pessoas começam a chegar sem pressa, porque sabem que serão atendidas. A maioria delas realiza apenas procedimentos de rotina, já que o acompanhamento é feito no dia a dia, através do programa Médico da Família, que se estende por todas as partes de Cuba, das áreas rurais remotas à capital, Havana.
Saúde pública, em Cuba, é literalmente, uma questão de Estado. O serviço é totalmente gratuito em todos os seus níveis, da atenção básica à alta complexidade e a filosofia que impera é cuidar da saúde, em vez de tratar a doença. Todos os médicos tem formação generalista, com uma visão humanista da profissão.

A formação dos profissionais de medicina, cubanos ou estrangeiros, é gratuita, a despeito de todas as dificuldades econômicas do país, é a qualificação é uma necessidade, não apenas para cuidar da saúde dos milhões de cubanos, mas também para exportar médicos. Em Cuba, existem cerca de 12 unidades do Programa Médico da Família, para uma população de cera de 11 milhões de habitantes. A média no país é de um médico para cada grupo de 183 habitantes.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

"Quinzena Che Guevara", em Santos - SP


Cuba: fim da "sociedade igualitária", fim dos “sacrifícios” e mudança de tática na luta

Resumindo: se os "predestinados" a serem os de "cima" no futuro, estão pautando suas políticas em pautas especificas e individuais, portanto cabem também aqueles que serão os de "baixo", na visão desses primeiros, fazerem o mesmo.


Por Aloísio Silva no Diário Liberdade 

Ao contrário de alguns setores da esquerda, inclusive aqueles que defendem o tal "socialismo democrático" para o Brasil, que acham que Cuba é uma ditadura ou é uma "ditadura" - devido ao "estado de sítio" que o país vive devido ao bloqueio e a pressão dos ianques -, sempre defendi que o regime cubano é democrático.

E é uma democracia peculiar. E é, também, um regime socialista. No entanto, até pelas condições que temos na ilha, principalmente econômicas e naturais, Cuba não passa de um estado operário burocratizado. Em outras palavras: a construção do socialismo se encontra degenerada. Ou seja, o socialismo democrático cubano foi até certo estágio e parou, em algumas questões, até retrocedeu. Agora tenta recuperar elementos, que foram descartados antes, com o processo chamado de "atualização do socialismo".

Brasil recebe mais dois mil médicos cubanos esta semana


Mais dois mil médicos cubanos chegam essa semana ao Brasil para a segunda etapa do Programa Mais Médicos. Nesta segunda (30), os primeiros 135 profissionais de Cuba [desembarcaram] em Vitória. Na próxima segunda-feira (7), os dois mil cubanos iniciam o módulo de avaliação que tem duração de três semanas com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. As informações são do Ministério da Saúde.

Além dos dois mil cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos iniciam o módulo de avaliação no dia 7. As aulas ocorrerão no Distrito Federal, em Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte.

Na primeira fase do Programa Mais Médicos, 400 profissionais cubanos chegaram ao Brasil e passaram por curso de formação e avaliação. A previsão do Ministério da Saúde é trazer ao país, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Esses profissionais vêm ao Brasil por meio de um acordo intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).