Tradução: Lilian Back - Blog Solidários
O grupo está no país do norte entre 12 e 30 de OutubroHAVANA, Julho 23.- A Companhia cubana de teatro infantil La Colmenita, Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, vai visitar os Estados Unidos entre 12 e 30 de outubro próximo, PL.
Em entrevista à Prensa Latina, Carlos Alberto Cremata, diretor do grupo, disse que "esperam realizar o sonho de voltar a atuar em palcos estadunidenses" e que, de acordo com o projeto, se apresentatão em Washington, Nova York e San Francisco.
Para esta ocasião "apresentaremos duas obras, uma deles teve muito sucesso: Cinderela segundo Beatles; a outra é a nossa última produção, Abracadabra", disse Cremata.
O público norte-americano poderá avaliar "como nossas crianças vêem um grupo anglo-saxão como os Beatles, que tem uma grande marca no país, e como é a nossa percepção da Cinderela. Tudo adaptado ao cubano".
No que diz respeito à Abracadabra, comentou que "trata especialmente a questão da pedagogia cubana" e que a reflexão é transferida para uma escola onde "uma professora muito jovem repensa conceitos sobre como das as aulas e como aprender a descobrir as essências."
Cremata salientou que com esta obra o espectador poderá apreciar "como as crianças distinguem, de sua perspectiva, as questões fundamentais da Cuba de hoje, e o que é interessante é que talvez seja a primeira obra realmente escrita por elas."
Abracadabra "os colmeneros" utilizam os poderes de suas histórias para levantar questões universais, como a justiça ou a injustiça. "É uma produção que é feita a partir das crianças", apontou.
Mas o mais importante para Tim (como também é conhecido) é que depois de desfrutar de Abracadabra qualquer pessoa do público pode se aproximar do atores mirins para conversar e para que eles digam "como vêem a Cuba atual. Acho lindíssimo."
A primeira vez que La Colmenita visitou a nação do norte foi em março de 2003, quando "estivemos em várias cidades da Califórnia."
Do público dos EUA recebemos muitas provas de amor e carinho. Ali é "onde La Colmenita tem mais amigos", e mencionou entre eles os reconhecidos atores Danny Glover e Harry Belafonte, bem como o médico do riso, Patch Adams.
Após essa turnê, o grupo que surgiu em 14 fevereiro de 1990, tem projetos a desenvolver no Catar, Kuwait e Argélia, embora o mais importante, segundo Cremata, seja o aparecimento no contexto internacional de novas Colmenitas.
"Recentemente, em agosto, dois atores argentinos que se preparavam aqui fundaram em Buenos Aires, Argentina, um Colmenita e se responsabilizarão por dar vida a uma agrupação semelhante em Chiapas, México", o que será uma experiência interessante ", disse ele.
Há companhias semelhantes na Venezuela, Colômbia e se sentem os primeiros resultados da La Colmenita na República Dominicana e Ilhas Canárias (Espanha).
O propósito dessa “colméia” sui generis é "unir mais famílias no mundo com o pretexto da arte", explica Cremata ao resumir que "esta experiência de 21 anos, o caminho percorrido, é uma das coisas mais lindas que nos aconteceu. "
No ano de 2007, "La Colmenita" recebeu o título de Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF Cuba, e até a data é o único grupo de teatro infantil recebedor desse reconhecimento que, na opinião de Cremata, evidencia os resultados da educação e cultura na ilha caribenha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário