sexta-feira, 26 de abril de 2013

René González, um dos Cinco, se encontra em Cuba


Havana, 26 de abril - Prensa Latina

René González, um dos cinco cubanos condenados injustamente nos Estados Unidos, se encontra aqui em visita privada e familiar, informam hoje meios nacionais.
René permanece retido em território estadunidense durante três anos de liberdade supervisionada, apesar de ter cumprido sua condenação, e depois do falecimento de seu pai, Cándido González, solicitou permissão ante o Corte para o Distrito Sul da Flórida para acompanhar a sua família.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González foram detidos em 1998 por seu seguimento a grupos terroristas radicados em Miami que planejam ações contra Cuba e receberam suas sentenças sem que se apresentassem provas das acusações imputadas.

Enquanto René cumpre a liberdade supervisionada, os outros quatro permanecem encarcerados com longas condenações, que incluem a de Hernández de mais duas correntes perpétuas 15 anos.

Segundo a nota oficial divulgada hoje na a imprensa, sua viagem a Cuba foi aprovado baixo estritas condições pela juíza Joan Lenard, quem desde o princípio tem estado a cargo do caso dos Cinco, como se lhes conhece internacionalmente.

Neste sentido, René deveu entregar às autoridades o itinerário detalhado de sua estância em Cuba, dados sobre sua localização aqui e informação de contatos no país.

Ademais, agrega a nota, deverá reportar-se telefonicamente com seu oficial probatório enquanto encontre-se em Cuba e regressar a Estados Unidos ao expirar o prazo fixado.

Esta é a segunda visita de René à ilha depois de ter finalizado sua condenação.

Anteriormente veio em 2012, baixo iguais condições, para ver a seu irmão Roberto, quem encontrava-se gravemente doente e faleceu em alguns meses depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário