Fonte: PRENSA LATINA
Havana, 20 jul (Prensa Latina) Cuba mostra hoje notáveis resultados em um programa de conservação e melhoramento dos solos que beneficiou a mais de 600 mil hectares.
O Programa Nacional de Conservação e Melhoramento de Solos do Ministério da Agricultura (Minagri) -criado no ano 2000- tem como objetivo deter a degradação deste recurso natural.
A degradação dos solos é um processo muito complexo, no qual atuam vários fatores, entre eles os naturais, como o clima, o relevo, as formações geológicas, ou os induzidos pelo homem.
"Quando dizemos que um hectare tem sido beneficiada, significa que praticamente 75 por cento das medidas que leva uma área para deter o processo de degradação estão já introduzidas aí", destacou o chefe de grupo dessa direção do Minagri, Mario Riverol.
Entre essas medidas -indicou Riverol- podemos citar o uso de barreiras vivas e mortas, de tranques, os abonos verdes e plantações em contorno.
Com o emprego destas tecnologias, essa perda reduz-se a limites permitidas, entre dois e cinco toneladas, porque existe um equilíbrio entre o processo de erosão natural e o de formação, e o solo mantém-se, apontou o especialista citado pela jornal Juventude Rebelde.
Informou que Cuba produz atualmente ao redor de seis milhões de toneladas de humus de minhoca e 15 milhões de composto e outras matérias orgânicas.
Olá querido seguidor,
ResponderExcluirComunico que o Blog da Michele mudou de nome e caminho. Com pseudônimo agora:
Michele Santti
http://michelesantti.blogspot.com/
Igualmente o Blog Amantes do Direito
http://blog-amantesdodireito.blogspot.com/
o Twitter
@MicheleSantti
e FaceBook
facebook.com/michele.santti