Praça da Revolução em Havana, Cuba | Arte: Solidários a Cuba |
Por Sturt Silva
Quer ir ao único país socialista das Américas e conhecer a realidade de seu povo? Então o momento pode ser agora.
Trata-se da Brigada Internacional 1º de Maio de Trabalho Voluntário e Solidariedade com Cuba - que chegará a sua XVIII edição em 2025 -, onde pessoas de vários países vão a Cuba com objetivo de conhecer melhor a realidade do povo cubano. Os brigadistas participarão de várias atividades, incluindo o desfile de 1º de maio com centenas de milhares de trabalhadores cubanos.
A brigada, que é organizada pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos - ICAP - e por sua agência de viagens (Amistur Cuba S.A), acontecerá entre os dias 25 de abril e 10 maio e terão atividades em 3 províncias cubanas: Havana, Artemisa e Villa Clara.
Hospedagem e trabalhos voluntários
Os brigadistas ficarão 14 dias na ilha e realizarão jornadas de trabalho voluntário, visitarão lugares de interesse social e histórico, receberão conferências sobre temas da atualidade e terão contato com representantes de organizações sociais, políticas e sindicais do país.
As hospedagens serão no Acampamento Internacional “Julio Antonio Mella”- CIJAM (11 noites), localizado no Município de Caimito, a 40 km da cidade de Havana, e 4 noites em hotel da cidade de Santa Clara.
Quanto custa
A estadia terá um custo de 680 euros ou dólares, que inclui alojamento em quartos compartilhados com até 4 pessoas no CIJAM e quartos duplos ou triplos nos hotéis Caneyes/Granjita (Santa Clara), refeições completas, transporte do aeroporto ao acampamento e para todas as atividades incluídas na programação oficial.
A forma de pagamento é através de transferência bancária ou de pagamento online. Não se pode usar o dólar estadunidense devido às restrições dessa moeda em Cuba, causadas por leis dos EUA. Para mais informações clique no site oficial da brigada.
Os brigadistas que chegarem ao acampamento antes do dia 25 de abril, deverão pagar um valor adicional por noite, para cobrir alojamento e alimentação.
Outros itens que são necessários: ter seguro médico com cobertura em Cuba, certificado de comprovante das vacinas febre amarela e Covid-19 e visto.
Para outros gastos dentro de Cuba se usa pesos (CUP), embora muitos lugares cubanos têm trabalhado com dólares ou euros. Também é recomendado levar cartão de crédito (tarjeta). Mas cuidado com os cartões, pois em razão do bloqueio dos EUA muitos cartões de bancos não funcionam em Cuba. Então dê preferência para bancos brasileiros tradicionais como Banco do Brasil, Santander do Brasil, Caixa Ecônomica, Itaú e Bradesco. Os cartões Master ou Visa devem ser internacionais e antes da viagem devem ser habilitados para gastar no exterior.
Veja a cotação na época da sua viagem para não perder dinheiro: tanto de real para dólar (ou euro), como de dólar (ou euro) para CUP.
O valor de 680 dólares/euros citado anteriormente não cobre a passagem de avião (ida e volta) e outros serviços (como taxas de aeroportos, excesso de bagagens, ligações telefônicas pessoais, etc).
Como participar
O interessado ao se inscrever deve informar nome completo, país de origem, datas, horários e números da chegada e saída dos voos em Cuba.
Inscrito, o brigadista assume a participação em todas as atividades previstas e se compromete com o regulamento do CIJAM.
Coordenação brasileira
No Brasil, a coordenação nacional é de integrantes do Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba. São eles:
Antonieta Simões - Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro – acjosemartirj@gmail.com
Atanácio Rojas - Movimento Paulista de Solidariedade com Cuba – atanacio02dlsr@gmail.com
Ivone Souza - Associação Cultural José Martí da Bahia e CEBRAPAZ – ivonesouzainter@gmail.com
Thiago Ávila - Articulação de Solidariedade com Cuba/DF – thiagoavilabrasil@gmail.com
Para saber mais informações, procure em sua cidade ou estado alguma organização do Movimento brasileiro de solidariedade a Cuba. Nós disponibilizamos sites e páginas das principais neste link.
2024
No ano passado, a brigada aconteceu entre 22 de abril e 4 de maio, com a presença de cerca de 300 participantes de 27 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário