Cidade de Maricá, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro | Foto: Maricá Info |
Por Sturt Silva
O município de Maricá (RJ), localizado a cerca 50 km da capital Rio de Janeiro, terá um polo de produção de medicamentos que contará com o apoio e a experiência da indústria biofarmacêutica de Cuba.
A parceria começou a ser construída em uma visita que políticos e cientistas de Maricá, liderada pelo vice-prefeito Diego Zeidan, fez a Cuba em junho de 2022. Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e conheceu o complexo da BioCubaFarma, responsável pela produção da biotecnologia e da indústria farmacêutica do país.
Naquela ocasião, Celso Pansera - presidente do Instituto de Ciência,Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) -, ressaltou que a parceria visava a produção de medicamentos e fitoterápicos para câncer, artrite reumatoide, diabetes e vitiligo. Pansera, que atualmente é presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ligada ao ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, fez parte da delegação que esteve na visita à ilha, junto a secretária municipal de saúde Solange Regina de Oliveira.
Presidente de Cuba recebe delegação de Maricá em 2022. Foto: Estúdios Revolução |
Esse ano já houve pelo menos dois encontros. Em abril aconteceu o primeiro na Universidade Federal do Rio de Janeiro, seguido de visita ao município, entre os representantes da BioCubaFarma e da prefeitura.
“Hoje tivemos uma importante reunião com representantes de Maricá, na qual iniciamos um processo de aproximação no projeto de colaboração científica destinado sobretudo à saúde humana, em caso de vacinas terapêuticas contra o câncer e vacinas preventivas de diferentes enfermidades infecciosas. A ideia é criar um centro de investigação conjunto entre a cidade de Maricá e o setor biofarmacêutico cubano, dando início à parceria desse projeto de grande importância para a saúde tanto do povo brasileiro quanto cubano”, afirmou o presidente do grupo BioCubaFarma, Eduardo Martínez Díaz, durante o encontro.
O segundo, realizado em Cuba, marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica da prefeitura com o governo cubano para criação de um Centro Binacional Brasil-Cuba para desenvolvimento de pesquisa e inovação em biotecnologia, que será instalado em Maricá. Segundo o site da prefeitura "o documento prevê a realização de pesquisas para produção de vacinas e fármacos para tratamento de doenças emergentes e reemergentes, além de estudos relacionados aos medicamentos produzidos pela BioCubaFarma".
Assinatura do acordo entre ICTIM e BioCubaFarma. Foto: Prefeitura de Maricá |
Maricá tem cerca de 220 mil habitantes e está localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. É governada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário