Formatura de médicos em Cuba | Foto: Ministério da Saúde de Cuba |
Por Sturt Silva
Segundo Roberto Morales Ojeda, vice-presidente de Cuba e ex-ministro da Saúde da ilha socialista, em 56 anos, Cuba atendeu mais de 1 bilhão e 885 milhões pacientes em centenas de países e fez quase 348 milhões de cirurgias.
Cuba iniciou sua cooperação médica internacional em 1963 quando enviou uma brigada de profissionais de saúde à Argélia.
Atualmente os médicos cubanos estão presente em 65 países com cerca de 30 mil colaboradores.
As informações são do site Cuba Debate.
-
Saúde em Cuba
Desde agosto de 2014, a OMS reconhece o nível de excelência e eficiência do sistema de saúde cubano e considera exemplo para todos os países do mundo.
Mesmo com recursos limitados e o impacto causado pelas sanções ao país, Cuba conseguiu tornar universal o acesso à saúde.
Parte do sucesso do país na área se deve ao fato de que cerca de 10% do seu PIB é destinado à saúde, muito acima da verba destinada em países como Estados Unidos, Alemanha, França e Espanha.
Querido e aguerrido povo cubano, seu exemplo nos anima a lutar!
ResponderExcluirSI TODOS las naciones del mundo fueran como CUBA,con sus EJEMPLOS HUMANITARIOS HUMANISTAS INTERNACIONALISTAS y con sus IDEALES;PRINCIPIOS y VALORES con que su PUEBLO ha sido EDUCADO,FORMADO Y DESARROLLADO,seriamos TRODOS los HUMANOS mortales una SOLA FAMILIA viviendo en BIENESTAR, PAZ Y PROGRESO."IMAGINA":JOHN LENNON.
Excluir