Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

A história de Cuba guardada para sempre

Fonte: GRANMA

Com o propósito de preservar a memória histórica e legar à posteridade um depoimento fiel do desenvolvimento socioeconômico da Ilha, foram inscritos no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo, da UNESCO, duas importantes coleções de documentos, cujos certificados de inscrição foram entregues no Gabinete dos Assuntos Históricos do Conselho de Estado.

O fundo "Celia Sánchez Manduley" — conservado por esse gabinete — e a coleção do jornal La Aurora del Yumurí — da biblioteca Gener y del Monte, de Matanzas — são os documentos aprovados.

A primeira das coleções entesoura quatro mil documentos, aproximadamente, que foram digitalizados em pouco mais de um ano. Segundo assinalou a presidenta do Comitê Nacional Cubano da Memória do Mundo, Berarda Salabarría, o fundo "Celia Sánchez Manduley" permite lembrar todas as facetas dessa heroína, fundadora do Gabinete dos Assuntos Históricos e uma das primeiras interessadas em conservar a memória da nação, depois de 1959.

Quanto à coleção do jornal La Aurora del Yumurí, Salabarría explicou que a mesma constitui referência obrigatória, para compreender a situação em Matanzas, no século XIX. Acrescentou que durante os 75 anos que circulou essa publicação (1828-1899) não só foi o reflexo dos interesses econômicos ou comerciais de uma classe, mas sim de sua expressão cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário