Fonte: JUVENTUDE REBELDE
Tradução: Lilian Back - Blog Solidários
Os "conectados" falaram da importância da educação sexual como uma ação indispensável para o crescimento e desenvolvimento dos adolescentes e jovensRodríguez Gavilán Agnerys8 de julho de 2011
Gravidez na adolescência, DST/HIV-AIDS, contracepção e diversidade sexual foram os temas mais discutidos na sexta-feira (08/07) por mais de 530 internautas de Cuba e do mundo que acessaram o forum interativo “De jovem para jovem... um dialogo sobre sexualidade”, convocado pelo Centro de Estudos sobre a Juventude (CESJ) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em Havana.
Os "conectados" falaram da importância da educação sexual como uma ação indispensável para o crescimento e desenvolvimento dos adolescentes e jovens e, entre outros aspectos, sobre os riscos de gravidez indesejada.
A jovem pesquisadora do CESJ, Adriana Elias, disse que predominou a politica de não queimar etapas, ao mesmo tempo em que se defendeu uma maior responsabilidade diante da gravidez nessa idade, bem como diante das ITS (Infecções de Transmissao Sexual) e HIV-AIDS.
Neste último, acrescentou Maylin Perez, outra das meninas, falou on-line com os internautas, foram recorrentes os comentários sobre a importância de garantir, acompanhar e entender a reintegração de pessoas com HIV-AIDS na sociedade e no trabalho; ao mesmo tempo em que se perguntou sobre a existência de outros métodos contraceptivos além do preservativo.
O CESJ e o UNFPA sugeriram 12 temas, lembrou a pesquisadora Chaney Govin, mas os internautas propuseram outros, como a falta de honestidade nas relações amorosas, prostituição, disfunção sexual e outros transtornos e respeito à diversidade sexual.
Com esse diálogo on-line foram iniciadas em Cuba as comemorações do Dia Mundial da População (segunda-feira, 11 de julho), que, no caso do nosso pais, foi dedicado aos jovens, mulheres e meninas.
Até o encerramento deste informativo, 537 usuários de Internet haviam visitado o fórum digital, através do http:/www.foros.cubava.cu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário