Páginas

domingo, 1 de março de 2020

Acesso à internet: Pela primeira vez Cuba está acima da média mundial

Acesso à internet em Cuba dobrou em apenas 3 anos | Foto: Roberto Suárez/Juventud Rebelde
Por Sturt Silva 

Cuba está acima da média mundial no acesso à internet. Segundo um relatório, divulgado em janeiro de 2020, a ilha socialista tem 7,10 milhões de pessoas usando a internet, ou seja: 63% de sua população total. Em 2017 era apenas 32%. No mundo a taxa está em torno de 59%. 

Também existe  5,77 milhões de dispositivos móveis conectados à internet, o que corresponde a 51% da população cubana. 

Já em relação às mídias sociais são 7,70 milhões de usuários, o que significa que 68% da população da ilha estão interagindo com outras pessoas na web. 

Cuba tem uma população de 11,3 milhões de pessoas, sendo que 77% moram nas cidades.
Dados sobre Cuba em 2020 | Digital Global Yearbook/reprodução

Bloqueio econômico dos EUA

O principal motivo da falta de infraestrutura e de acesso à internet na ilha é o bloqueio econômico imposto pelos EUA desde 1962. O bloqueio limita o comércio de empresas e governos estrangeiros com Cuba, além de punir empresas que vendam produtos ou serviços à ilha que tenham algum componente produzido nos EUA. Os cabos submarinos de fibra óptica que passam pelo Caribe, e que permitem a construção de uma infraestrutura de internet com alguma qualidade, são controlados pelos Estados Unidos. Portanto, Cuba não pode utilizá-los. 

Devido a isso, Cuba inaugurou sua conexão à internet em 1996, mas ela começou a se popularizar somente a partir de 2011 quando, graças a uma parceria com a Venezuela de Hugo Chávez, foi instalado um cabo de fibra óptica que ligasse os dois países e levasse à ilha caribenha uma conexão melhor.

Veja os dados de acesso à internet, em alguns países, referente ao mês de janeiro de 2020:

Nenhum comentário:

Postar um comentário