Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2020

Médicos brasileiros: apoiamos e defendemos Cuba, seu Sistema de Saúde e suas Brigadas Internacionalistas

Aniversário de 20 anos da ELAM | Foto: Cuba Debate 
Leia a nota de repúdio de associação de médicos brasileiros que se formaram em Cuba: 

Os médic@s graduados da Escola Latinoamericana de Medicina - ELAM, repudiamos totalmente as ações recentemente engendradas pelo governo dos Estados Unidos, que procuram difundir mentiras e enganar a opinião publica a respeito do trabalho das Brigadas Médicas cubanas em todo mundo. 

Tais iniciativas têm a intenção de desqualificar e questionar o prestígio e qualidade da Saúde Pública cubana e sua política mundialmente reconhecida de Cooperação em saúde e missões internacionalistas, que levam atendimento aos mais extremos rincões do mundo, como no Brasil, onde mais de 15 mil médicos cubanos levaram saúde a lugares onde os médicos brasileiros nunca chegaram. 

O exemplo da ELAM, pensada e posta em funcionamento por Fidel, onde mais de 25 mil jovens de vários países, majoritariamente pobres, se graduaram gratuitamente como médicos , para levar saúde a seus povos, mostra claramente o caráter social da Revolução Cubana. 

É notório que a Saúde Pública cubana, única entre os países em desenvolvimento, é um Sistema de Saúde exitoso em seu mais nobre objetivo, que é cuidar das pessoas, o único país do terceiro mundo com taxas encontradas somente entre países ricos, como a taxa de mortalidade infantil, número de médicos per capita, entre outras. Por isto há que se reconhecer e respeitar o trabalho de Cuba em matéria de saúde e organizações internacionais como fazem as Nações Unidas, UNICEF, UNESCO, entre outras. 

Não é novidade para ninguém que o império não gosta das ações de solidariedade entre os povos, preferem distribuir mentiras, armas, soldados, golpes militares, mortes e pobreza, os imperialistas não se preocupam com as pessoas, se preocupam somente em aumentar seu poder fazendo submeter povos inteiros. 

Por todo isso, nós médicos e médicas graduadas da ELAM no Brasil, apoiamos e defendemos Cuba, seu Governo, seu Sistema de Saúde, suas Brigadas Internacionalistas e seu povo na luta por um mundo mais justo, onde saúde, educação e bem estar seja um benefício de TODOS e não somente de alguns.

De igual forma repudiamos o posicionamento do Governo Brasileiro frente as ações dos Estados Unidos contra Cuba, se ajoelhando frente ao império, o que não representa a vontade da maioria dos brasileiros, que comprovamos a qualidade e excelência dos doutores cubanos durante o Programa Mais Médicos para o Brasil. 

ABAIXO AS MENTIRAS DO IMPÉRIO CONTRA CUBA!
ABAIXO O BLOQUEIO ECONÔMICO E MIDIÁTICO CONTRA CUBA
VIVA FIDEL! VIVA RAUL CASTRO!
VIVA A REVOLUÇÃO CUBANA E SEU 61o ANIVERSÁRIO! 

 ABMEC – Associação de *Medicos e Médicas Egressados de CUBA – ELAM\BRASI

Brasília, 24 de Janeiro de 2020

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário