Páginas

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Vai pra Cuba! Compare desempenhos econômico e social de Cuba, Brasil e EUA

Vai pra Cuba! Saiba por que esse insulto da direita pode não ser ruim; assista no vídeo de Danilo Strano

"Vai pra Cuba", por Danilo Strano - Reprodução Nocaute/youtube
Do Nocaute

Quando alguém te mandar para a ilha socialista, veja bem o que os números dizem. O cientista político Danilo Strano te convida a comparar os desempenhos econômico e social de Cuba, do Brasil e dos Estados Unidos.

Assista:



Vai para Cuba. 

Meu nome é Danilo Strano e eu vou analisar se essa frase, tão usada pela elite brasileira, faz sentido quando olhamos para os números, comparando Brasil, Estados Unidos e Cuba. 

Bom, vamos ver se a direita está certa de achar que é tão ruim morar em Cuba. O desemprego no Brasil é 25% maior do que o desemprego em Cuba. 

Um cidadão que nasce em Cuba vive em média cinco anos do que um cidadão brasileiro. A mortalidade infantil em Cuba é 75% menor do que a mortalidade infantil no Brasil. 

No Brasil, para a população ter acesso a saúde, ela gasta 50% do que a população cubana. O risco de você ser assassinado no Brasil é 82% maior do que o risco de você ser assassinado em Cuba. 

Bom, muitos podem falar: O Brasil é um país subdesenvolvido e essa comparação é injusta. Então, vamos fazer uma comparação com o país que é o sonho de consumo da elite brasileira: os Estados Unidos. Vamos ver o que os números dizem. 

O desemprego nos EUA é quase 70% maior do que o desemprego em Cuba. O risco de você morrer de HIV nos EUA é 6 vezes maior do que o risco de morrer de HIV em Cuba. Muitos falam que Cuba é um país que prende muito, que persegue as pessoas, que tem as cadeias lotadas. O número de presos nos EUA, proporcionalmente falando, é 60% maior do que o número de presos em Cuba. 

Bom, e por fim, o índice de mortalidade infantil nos EUA é 30% maior do que o índice de mortalidade infantil em Cuba. 

Enfim, quando alguém da elite brasileira te mandar ir para Cuba, mostra esses números para ele. Quem sabe ele nāo decide ir junto com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário