sábado, 24 de agosto de 2013

Matanzas duplicará produção de ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é o ácido mineral de uso mais frequente na indústria, e o seu consumo é utilizado como um indicador do grau de industrialização de um país.

Fonte: www.trabajadores.cu
Tradução: Solidários

Os investimentos realizados na planta de ácido sulfúrico, na província de Matanzas, a 100 km de Havana, permitirão quase dobrar em 2014 as 12.500 toneladas planejadas para este ano, crescimento que vai ajudar a reduzir as elevadas importações deste produto que a ilha continua realizando.

Basta apenas uma gestão eficaz dos processos da fábrica para permitir avanços, uma vez que a planta conta com os recursos essenciais, matérias-primas, apoio tecnológico e de pessoal qualificado e experiente, já que desde 1948 o centro se dedica à produção.

Aqui, em território yumurino (de Matanzas), localiza-se a planta ENERGAS, fornecedora do enxofre usado na produção de ácido sulfúrico, resíduos dos quais apenas metade se pode aproveitar hoje, devido à capacidade instalada da planta de ácido, uma opção que, no entanto, reduz significativamente os custos de produção.

Caracterizada pelo alto nível de automação de suas operações, se incorporam à planta novo forno e caldeira, bem como controles otimizados de medição, especificou Eduardo Gerónimo Catala, engenheiro com vasta experiência.

Entre as perspectivas estratégicas seguidas pelos diretores, incluem a viabilidade de se continuar a aumentar o valor agregado da produção de ácido sulfúrico, com a adição ao portfólio de negócios do ácido para bateria e para banho, de grande demanda na rede de mercados industriais cubanos.

Apesar dos inquestionáveis ​​benefícios do investimento, em uma recente visita à planta, Ulises Guilarte de Nacimiento, presidente do Comitê Organizador do XX Congresso da CTC (Central dos Trabalhadores Cubanos), criticou as insuficiências que têm caracterizado os planos de execução da obra, incompatível com a atualização do modelo econômico da ilha.

O ácido sulfúrico é o ácido mineral de uso mais frequente na indústria, e o seu consumo é utilizado como um indicador do grau de industrialização de um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário