Por Sturt Silva/ Blog Solidários
Filha do presidente cubano Raúl Castro estará no Brasil para participar de evento sobre educação e saúde sexual.
Organizado pelo Centro de Estudos e Orientação em Relações de Vida, o I Seminário Internacional Relações de Vida: Educação e saúde sexual - experiências do Brasil e Cuba terá como pauta os programas regionais, nacionais (principalmente do Brasil e Cuba) e internacionais nas áreas de educação, saúde e orientação sexual.
O Seminário ocorrerá no dia 05 de abril, sexta-feira, com previsão de início para às 12 horas. Será realizado no Auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul - Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre/ RS.
Mariela Castro Espín palestrará a partir das 15h45min com o tema: "Projetos de Educação Sexual e Ações contra Homofobia em Cuba".
Além de presidir o Conselho Científico do CENESEX, Mariela é idealizadora do Programa de Educação Sexual nas instituições educacionais pré-escolares; organizou o sistema de pós-graduação em Sexologia e Educação Sexual em todas as Universidades de Ciências Médicas do país.
Também coordena a campanha para a modificação no Código da Família que inclui a promoção ao respeito pela liberdade de orientação sexual, identidade de gênero e o reconhecimento do casamento homossexual.
Professora Auxiliar da Universidade de Ciências Médicas de Havana e Professora Auxiliar Adjunta na Universidade de Ciências Pedagógicas é autora e co-autora de mais de (10) dez livros, publicados em Cuba e outros países em diferentes idiomas, como: "A Transexualidade em Cuba" (Havana: Editorial CENESEX, 2008); "O que acontece conosco na puberdade?" (Havana: Editorial CENESEX, 2012).
Desde 2012 é uma das 25 personalidades do grupo do alto nível de trabalho da ONU para o Congresso Internacional de População e Desenvolvimento e das Metas de Desenvolvimento para o Milênio. Seu trabalho tem sido reconhecido em diferentes cenários científicos, sociais e institucionais nacionais e internacionais.
Recém eleita deputada em Cuba é a principal porta voz dos direitos dos homossexuais em Cuba.
Além de Castro Espín, outro cubano estará presente no evento. Trata-se do diretor científico do CENESEX, Ramón Pino Rivero. Assim como Mariela, Rivero também é um dos militantes da causa dos LGBTs em Cuba. Coordena as campanhas de combate a homofobia e é membro executivo da Sociedade Cubana Multidisciplinar para estudo sobre a sexualidade masculina, tendo em seu currículo diversos livros publicados e prêmios conquistados. Palestrará sobre Família, Gênero e Saúde a partir das 15 horas.
Entrada Franca
As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no site do evento até às 18 horas do dia 04/04, quinta-feira. Após esta data, somente no local mediante disponibilidade de vagas.
Programação completa:
12h – Credenciais
13h15 - Abertura do Seminário
13h30- A Visão das Entidades e Instituições Parceiras:
CEORVI; Maria Berenice Dias; Governo RS; Prefeitura POA; GHC.
14h30 - Educação e Saúde Sexual no Brasil e America Latina:
Educação Sexual no Brasil - Lúcia Pesca - Coord. CEORVI;
Saúde Sexual na América Latina - Dr. Ricardo Cavalcanti – Presidente do CESEX – Centro de Sexualidade de Brasília – Salvador/BA;
Dr. Sidney Glina – Presidente da SLAMS – Sociedade Latinoamericana de Medicina Sexual – SP/SP.
15h - Família, Gênero e Saúde:
Dr. Ramón Rivero Pino – Chefe do Dpto. Docência e Investigação CENESEX;
Andréa Alves – CEORVI;
Coord. Dr. Sidney Glina.
15h45 - [PALESTRA PRINCIPAL] Projetos de Educação Sexual e Ações contra Homofobia em Cuba
Dra. Mariela Castro Espín - Coordenadora do CENESEX- Centro Nacional de Educação Sexual;
Coord. Dr. Ricardo Cavalcanti.
17h30 - Debates.
Com informações do site Relações de Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário