Em 2012, em Cuba, o incremento da produção de adubos orgânicos e biofertilizantes e ações de conservação do solos sobressaíram-se entre as medidas adotadas para benefício dos solos.
Em reportagem ao Granma, Dagoberto Rodríguez, diretor geral do Instituto de Solos do Ministério de Agricultura informou que a produção de adubos orgânicos e biofertilizantes cresceu no ano passado 4,5% em relação a 2011.
Informou que essas ações de conservação e melhoramento dos solos, destinada a um maior rendimento agrícola, atingiram 64.5 mil hectares.
Rodríguez assinalou que se realizaram estudos encaminhados a melhorar a atenção dos solos, os quais permitiram uma mudança na fertilização nitrogenada.
Acerca disso, considerou como prioridades do Ministério de Agricultura a vinculação de projetos de pesquisa ao campo produtivo e a intensificação do trabalho dirigido ao desenvolvimento de programas de biofertilizantes, que permitem a recuperação da matéria orgânica dos solos, afetados pela sobre-exposição a produtos químicos.
O diretor geral do Instituto de Solos também assinalou que em 2012 se cumpriram as quotas estipuladas para a importação de fertilizantes, enquanto os volumes de produção nacional ficaram abaixo de 6%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário