Páginas

sábado, 2 de março de 2013

A ALBA é uma realidade consolidada

Fonte: GRANMA


A ALBA é uma realidade consolidada no político e no econômico, porque está composta por governos “revolucionários, bravos e corajosos”, assegurou o vice-presidente executivo da Venezuela, Nicolás Maduro, ao intervir no 10o. Conselho Político dessa aliança regional.

vice-presidente executivo da Venezuela, Nicolás MaduroA respeito do avanço do Sistema Unitário de Compensação Regional (SUCRE) — a moeda virtual utilizada para o comércio entre os países da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio com os Povos (ALBA-TCP) —, Maduro salientou que “é viável, necessário e possível ter um sistema monetário próprio”.

As forças progressistas e anti-imperialistas da região reunidas na ALBA reafirmaram que face à destruição, a guerra, a crise econômica, social e política que gera o capitalismo, levanta-se uma alternativa de salvamento e preservação da humanidade da América profunda, noticiou a PL.

CUBA REAFIRMA SOLIDARIEDADE COM O PRESIDENTE VENEZUELANO

Por seu lado, Cuba reafirmou sua solidariedade com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, no contexto da celebração do 10o. Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).

Trago o abraço solidário do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, do presidente Raúl Castro e do governo e povo da Ilha ao presidente Hugo Chávez, que luta pela recuperação de sua saúde com valor e determinação, disse à Prensa Latina o chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

Nesse sentido, Rodríguez asseverou que Cuba expressa seu respaldo ao presidente, à Revolução que dirige e ao povo venezuelano que ciente das conquistas atingidas fez irreversíveis os avanços do processo bolivariano, apesar das ameaças de desestabilização e de agressões externas e internas.

O chanceler também mostrou sua satisfação perante as mostras de simpatia expressas na reunião do bloco regional pela ratificação de Raúl Castro como presidente de Cuba.

Tais ações revelam a aceitação à diversidade e à maneira soberana em que o povo cubano se pronunciou com a reeleição de Raúl Castro na instalação duma nova assembleia, considerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário