Cuba instalará Parlamento com ampla diversidade e presença feminina
Da Prensa Latina
Cuba instalará amanhã a Oitava Legislatura da Assembléia Nacional do Poder Popular, fórum que agrupa a 612 deputados em representação de diversos setores e com cerca de 50 por cento de presença feminina.
Os parlamentares se reunirão no capitalino Palácio de Convenções após sua eleição, no passado 3 de fevereiro, em eleições onde participaram quase sete milhões 900 mil cidadãos, ao redor de 90 por cento do registro de votantes da ilha, aos quais se outorga o título eleitoral ao cumprir 16 anos.
Depois da ida às urnas, as cadeiras serão ocupadas por operários, camponeses, professores, médicos, cientistas, escritores, artistas, líderes religiosos, estudantes, dirigentes políticos, empresários, desportistas e membros das instituições armadas residentes nas 15 províncias do país.
Ademais, a Assembléia ficou integrada por 48,9 por cento de mulheres; 37 por cento de negros e mestiços e 82,7 de graduados universitários, com uma média de idade de 48 anos.
No que diz respeito à Sétima Legislatura (a gestão anterior), o Parlamento apresentará 67,2 por cento de renovação.
Após instalada neste domingo a sessão, os deputados elegerão por voto secreto a presidência da Assembleia para os próximos cinco anos, e posteriormente os 31 membros do Conselho de Estado, órgão que com caráter colegiado ostenta a suprema representação do Estado cubano.
Nesse sentido, serão eleitos o presidente -que é chefe de Estado e de Governo-, o primeiro vice-presidente, os cinco vice-presidentes, o secretário e os outros 23 integrantes do Conselho de Estado, o qual representa à Assembléia Nacional entre seus dois períodos ordinários anuais de sessões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário