segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cuba decreta "fase de recuperação" após tempestade Isaac

Fonte: Terra

A tempestade tropical Isaac em Cuba
deixou danos em moradias e cultivos,
mas não houve registro de vítimas Foto: AFP
 As autoridades cubanas decretaram neste domingo o início da "fase de recuperação" nas províncias que foram mais afetadas pela tempestade tropical Isaac, as do oriente do país, ao se dissipar progressivamente o ciclone, que se dirige agora para a Louisiana (EUA). A decisão, tomada neste domingo pelo Estado-Maior Nacional da Defesa Civil, afeta as províncias orientais de Guantánamo, por onde penetrou o centro do "Isaac" no sábado, Santiago de Cuba, Granma, Las Tunas, Camagüey e Holguín, por onde saiu cinco horas depois.

Além disso, o organismo estatal decretou que as províncias centrais de Ciego de Ávila, Sancti Spíritus, Cienfuegos, Villa Clara e Matanzas, as seguintes a sofrer com o Isaac, embora em menor medida, passem à fase de "normalidade". A Defesa Civil cubana assumiu estas medidas "levando em conta que a tempestade tropical Isaac se afasta progressivamente do território nacional e seus efeitos não representam um perigo para o país", segundo informa a agência oficial Prensa Latina.

A Defesa Civil pede para se "manter a vigilância sobre o deslocamento de água e as inundações litorâneas que possam acontecer durante o afastamento da tempestade tropical", conclui Prensa Latina. Durante o fim de semana o Governo cubano evacuou 25 mil pessoas de suas casas ou lugares de veraneio por causa da penetração de água no litoral, a cheia de alguns rios e outras consequências dos ventos e chuvas que o Isaac trouxe para a ilha caribenha, que previamente castigou a Porto Rico, República Dominicana e Haiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário