Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2024

26 de Julho: veja as cidades brasileiras que vão comemorar o dia da rebeldia cubana

Dia da Rebeldia Cubana | Arte: MST

Por Sturt Silva 

O 26 de Julho é uma das datas mais importantes para Cuba e para toda esquerda latino-americana. Há 71 anos, no dia 26 de julho de 1953, Fidel Castro e outros revolucionários cubanos tentaram tomar os quartéis Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, estratégicos para obter armamentos para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista (1952-1959).

A tentativa foi frustrada e vários combatentes foram capturados e assassinados. Fidel foi preso e condenado a 15 anos de prisão. Como advogado, fez ele próprio sua defesa, que ficou conhecida como 'A história me absolverá'.

No entanto, o ato tornou os guerrilheiros conhecidos e populares, e ajudou a aumentar a oposição ao governo fantoche dos EUA que tinha subido ao poder depois de um golpe de estado em 1952.

A data da operação passou a denominar o grupo revolucionário, liderado por Fidel: “Movimento Revolucionário 26 de Julho” (MR 26-7). 

Em maio de 1955, depois de forte pressão popular, Fidel Castro e os demais revolucionários que permaneciam encarcerados, foram libertados e prosseguiram com a luta contra o regime vigente até o triunfo da Revolução, quatro anos mais tarde. 

Assista: Moncada, o início da Revolução Cubana

-

Depois da Revolução de 1959, a data foi convertida em feriado nacional e, neste dia, rememora-se os revolucionários que foram assassinados em nome da causa social na qual acreditavam. Já o acontecimento passou a ser considerado o início da Revolução Cubana. 

Historicamente, o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba, através das Associações Culturais José Martí e demais entidades políticas e culturais, organizam vários eventos para celebrar a data histórica, e neste ano especificamente, os 71 anos do assalto aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes. 

Veja onde serão as comemorações do dia da rebeldia cubana pelo Brasil:

São Paulo 

Na capital paulista o evento será no Armazém do Campo, do MST, a partir das 17 horas e 30min.

Porto Alegre 

Na capital gaúcha o dia da rebeldia cubana será comemorado no Clube da Cultura a partir das 19 horas.

Rio de Janeiro

Na capital carioca serão três eventos: No dia 26 terá um ato político no Largo São Francisco a partir das 16 horas.

Em seguida terá uma celebração no Armazém do Campo, do MST, a partir das 18 horas.

Para finalizar, no dia 27, ocorrerá a festa da rebeldia cubana a partir das 16 horas em Santa Tereza. 

Vitória  

Na capital capixaba o evento será no Centro Cultural Triplex Vermelho, no centro da cidade, a partir das 19 horas. 

 Fortaleza 

Além de comemorar o 26 de Julho, os cearenses também inaugurarão a nova sede da Casa de Amizade Brasil-Cuba do Ceará. As festividades começam a partir das 18 horas.

Brasília 

Na capital federal, assim como no Rio de Janeiro, tem dois eventos programados. O primeiro, que será organizado pela Embaixada de Cuba no Brasil, será no Cine Brasília a partir das 19 horas.  

O segundo, dia 27, será na sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e iniciará a partir das 16 horas.
Recife 

Na capital pernambucana o dia da rebeldia será comemorado no Centro Cultural Manoel Lisboa a partir das 19 horas.
Santos

Na Baixada Santista haverá uma palestra com a professora Maria Leite no dia 27 a partir das 19 horas.
Diadema

Outra cidade paulista a comemorar o 26 de Julho cubano, será Diadema, no Espaço Pagu, mas no dia 27, a partir das 19 horas.
Campinas

O blog Solidários a Cuba apurou que também tem celebração agendada para Campinas. Será no dia 1º de Agosto, no sindicato da construção civil, a partir das 19h e 30min. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário