Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Muita emoção na abertura da XX Convenção de Solidariedade a Cuba

Vista geral do centro de Convenções da Bahia
A abertura da 20ª Convenção de Solidariedade a Cuba foi marcada, nesta quinta (24), por muita emoção. Realizado no Centro de Convenções em Salvador-Bahia, o evento teve a apresentação de coreografias da Escola de Ballet Rosana Abubakir, pioneira no Brasil no uso do método da escola de dança cubana.
Apresentação do Ballet Rosana Abubakir (Foto: Lúcia Correia Lima - CUT Bahia)
O poeta Thiago de Mello foi a estrela maior na abertura. Ele foi aplaudido demoradamente ao ser chamado para a mesa dirigente dos trabalhos da noite e durante sua fala: recitou poemas, como o belo “Estatuto do Homem – Ato Institucional Permanente”, escrito no exílio em Santiago do Chile, em abril de 1964, portanto no calor do golpe militar (clicar aqui para ler o poema); e leu mensagem dos cinco cubanos presos políticos dos Estados Unidos, tratados por Cuba e pelos apoiadores da revolução cubana como “os cinco heróis antiterroristas”.Thiago de Mello também doou à campanha pela libertação dos cinco cubanos seus direitos autorais provenientes da Feira de Livros de Manaus (capital do Amazonas, estado brasileiro onde o poeta vive).



O ato contou com a participação de representantes de entidades de vários estados, de vários partidos e segmentos do movimento social. Parlamentares, lideranças políticas e sociais, autoridades e secretários de Estado também compareceram à abertura.
Público durante abertura da Convenção
 “Convenções como estas fortalece os valores mais nobres dos povos. São Convenções que mostram que solidariedade não tem dono. Enquanto o imperialismo exporta armas e aviões para matar civis, Cuba exporta médicos, professores e solidariedade, amizade, cooperação e fraternidade”, ressaltou a presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

"Se estamos empenhando solidariedade a Cuba é porque aprendemos antes com Cuba o significado da palavra solidariedade". Assim a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) expressou seu apoio aos própósitos defendidos pela XX Convenção.
Da esquerda para à direita: Socorro Gomes e Lídice da Mata.
Na qualidade de vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba no Congresso Nacional, Lídice declarou que: "Temos tentado vencer pelo cansaço a embaixada dos Estados Unidos no Brasil no sentido de aprovar a visita de uma comissão de parlamentares brasileiros aos heróis cubanos", lembrando  que o Grupo Brasil-Cuba é mais antiga frente parlamentar em atividade no Congresso Nacional, com 23 anos de existência, e que congrega representantes de todos os partidos brasileiros, dos mais diversos espectros ideológicos.

Lídice observou ainda as enormes possibilidades de cooperação que se vislumbram entre os dois países. "Temos como um dos principais desafios ao nosso desenvolvimento o apagão de mão-de-obra brasileira, e o apoio de Cuba pode ser fundamental para isso, visto que é um país que guarda os melhores índices educacionais da América Latina".

Além de pronunciamentos políticos, a noite de abertura foi cheia de manifestações culturais: várias apresentações do Ballet Rosana Abubakir (grupo da Bahia que atua sob inspiração do estilo cubano), show musical com os baianos Carlos Pitta e Sapiranga e o Grupo Musical Cubano, bem como homenagem ao escritor baiano Jorge Amado no seu centenário de nascimento.

O encontro prossegue no Centro de Convenções com vasta programação e vai até domingo, dia 27. Hoje, dia 25, está havendo palestras e debates sobre a integração latino-americana e caribenha, os desafios do socialismo na ilha, a situação dos “cinco heróis”, o sistema de saúde em Cuba e no Brasil, a campanha midiática contra Cuba e sobre a questão racial. Para amanhã, dia 26, estão previstos trabalhos de grupos e, no final do dia, leitura e aprovação de relatórios e Carta de Salvador. À noite, uma esticada musical no Pelourinho, no centro histórico da cidade.

Para o último dia, domingo (27), pela manhã, está marcada uma caminhada na praia (Praia do Cristo até o Porto da Barra) pela libertação dos “cinco heróis”. Ainda fizeram parte da programação exposições de pinturas (“Um abraço universal”, em homenagem ao líder cubano Fidel Castro) e fotografias e uma mostra de cinema.
Exposição do Helder Beserra,na Convenção(Foto: Jadson Oliveira)
 Com informações do blog Evidentemente, Bahia todo dia e site da Lídice da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário