Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Criado o Comitê Goiano de Solidariedade Brasil-Cuba

Inauguração de Comitê de Solidariedade com Cuba | Foto: Sérgio Santos 


Por iniciativa da deputada Isaura Lemos (PCdoB), a Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira, 15, audiência pública de criação do Comitê Goiano de Solidariedade Brasil-Cuba. O evento foi realizado em parceria com a Embaixada Cubana, no Auditório Solon Amaral. Participaram do evento a conselheira da embaixada e vice-chefe da missão Cubana no Brasil, Marieta Garcia Jordán; o deputado estadual Mauro Rubem (PT); o vereador Fábio Tokarski, presidente estadual do PCdoB; o presidente do PSB municipal, médico Rui Gilberto; Valminandes Martins, representando o PT estadual; Paulo Vinícius, representando o PCB; e o secretário geral do PV, Cristiano Morais. 

O Comitê Goiano de Solidariedade Brasil-Cuba deverá ter funcionamento regular, promovendo ações diversas para a promoção do fortalecimento das relações culturais, esportivas, políticas e científicas. 

A deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) destacou a importância da criação do comitê de um país, segundo ela, admirado e que viveu décadas sobre bloqueio econômico, conseguindo sobreviver e dando exemplo em varias áreas como saúde, educação e esporte. “Hoje felizmente, temos uma situação política estratégica favorável”, disse. 

Isaura destacou também a necessidade de divulgar e evidenciar todas as experiências positivas, além de, solidarizar com a luta pela independência do país. “É o momento de sermos solidários, amigos e aprender como Cuba tem dado a volta por cima. Apesar de estar sob bloqueio econômico, Cuba conseguiu muitas vitórias”, avaliou. 

A conselheira e vice-chefe da missão e conselheira da Embaixada Cubana no Brasil, Marieta Garcia Jordán, agradeceu o convite da deputada Isaura Lemos e a presença de todos os participantes, o que, segundo ela, significa o interesse acerca da intenção de promover ações diversas para a promoção do fortalecimento das relações culturais, esportivas, políticas e científicas, com o objetivo de fortalecer as relações de amizade e de solidariedade. 

Para ela, a criação do comitê dá sequência a ações que, a partir de agora, terão mais apoio da Embaixada Cubana. “Vim passar algumas informações sobre a realidade da economia de Cuba e estamos dispostos a estabelecer relações através do comitê para dar início aos trabalhos”. 

Marieta Garcia falou sobre a economia da região. Segundo ela, o embargo comercial, econômico e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba tem reflexos negativos na economia cubana até os dias atuais. 
“Adotamos medidas internas dirigidas para a sobrevivência, medidas relacionadas com o intercâmbio. Agora a economia começou a se recuperar”, revela.

De acordo com Marieta, a taxa de mortalidade infantil é baixa e a expectativa de vida passa os 74 anos.“Enfrentamos fortes desafios econômicos, como economia de terceiro mundo. Podemos reconhecer o efeito do poder econômico dos Estados Unidos”. Do ponto de vista social o modelo cubano é viável, porém, a hostilidade americana tem tornado inviável a parte econômica.” 

O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Goiânia, o médico Rui Gilberto, se disse admirador da história cubana, a qual, segundo ele, vem por mais de meio século resistindo ao imperialismo americano. “É uma luta que nos impressiona muito. A história do capitalismo, apesar dos avanços em algumas áreas, trouxe também grande desigualdade entre os povos e produziu uma enorme quantidade de excluídos. A luta de Cuba é a tentativa de um modelo diferente”. 

Em razão disso, Rui Gilberto explicou que o PSB busca parceiros para a construção de um modelo socialista de ampla gestão e se colocou à disposição para participar do Comitê Goiano de Solidariedade Brasil – Cuba. 

O representante PT estadual, Valminandes Martins, falou sobre a importância de proteger a independência dos países. Valminandes explicou que é preciso avançar pelo caminho do progresso e da independência nacional e não entregar as riquezas aos monopólios imperialistas. “Temos que lutar por países independentes, os quais possam ter o controle de suas riquezas e proteger a sua cultura. Cuba é neste sentido uma referência na América Latina”, destacou.

O presidente do PCdoB de Goiás, o vereador Fábio Tokarski destacou a relevância da criação do Comitê Goiano de Solidariedade Brasil – Cuba e criticou a hegemonia norte-americana. “O PCdoB compreende que o mesmo país que promove um bloqueio econômico a Cuba, é o país que invadiu o Afeganistão, e assassinou jovens e crianças, inclusive em festas religiosas. É o mesmo país que dividiu a Líbia e está promovendo o massacre contra o povo sírio. Há uma realidade no mundo de profunda agressividade”, relata o vereador. 
Deputada Isaura Lemos | Foto: Sérgio Santos 
Segundo ele, os Estados Unidos têm cerca de 800 bases militares americanas fora do país. “Os EUA começam a perder força, todo império em declínio se torna agressivo. Temos que nos orgulhar da postura da presidenta Dilma, que luta e expressa essa autonomia e soberania no nosso país. Nenhum país do mundo tem desenvolvimento se não houver soberania. Cuba é um povo que quer ser soberano”, considera. Para Fábio as medidas drásticas pelas quais Cuba passou refletiram na imposição de um isolamento profundo. 

Na ocasião, o deputado petista Mauro Rubem, que também participou da audiência pública, demonstrou satisfação com a instituição do comitê. “Essa iniciativa tem uma grande importância. O Estado de Goiás sempre esteve numa relação direta com esses temas”. Para o deputado, essa é uma pauta humanizadora, com intuito de libertar a classe trabalhadora. “Nós do PT entendemos que a relação com o mundo é uma relação prioritária. Entendo que essa relação deve estreitar”, considera. 

O parlamentar destacou a necessidade de democratizar as comunicações. Na avaliação dele, as mídias querem manipular o funcionamento do país. “Na experiência que tenho de uma sociedade evoluída, diferentemente do que é propagado sobre Cuba, na prática, sabemos que as violações de direitos humanos, de fato, são permanentes ações que os estados americanos querem instalar”.

Após abrir espaço para explanações dos participantes na audiência pública que criou o Comitê Goiano de Solidariedade Brasil – Cuba, a deputada Isaura Lemos convidou a população para participar do Encontro Nacional do Comitê de Solidariedade Brasil-Cuba, que será realizado nos próximos dias 24 e 25, em Salvador, Bahia. Além disso, a parlamentar relatou que será criado um grupo para divulgar a programação e planejamento do Comitê. 

Os deputados estaduais Isaura Lemos e Mauro Rubem conversaram ainda sobre a possibilidade da criação de um projeto de lei que crie a semana cultural de Cuba em Goiás, com intuito de divulgar a cultura e história daquele país através de exposições fotográficas, entre outros. A ideia será discutida entre os parlamentares. 

A conselheira e vice-chefe da missão e conselheira da Embaixada Cubana no Brasil declarou estar satisfeita com o engajamento de todos. “Estamos muito satisfeitos, só tenho uma pergunta, por que não formamos esse comitê antes, temos muitos amigos aqui em Goiás”, revelou.

Também participaram da audiência pública as seguintes entidades: Casa da América Latina; Central Única dos Trabalhadores (CUT); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST); Associação de Professores da Universidade Católica do Goiás (APUC); Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (CEVAM); Centro de Estudo do Caribe no Brasil (CECAB-UFG); Força Sindical; Fundação Maurício Grabois; Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (SINPRO-GO); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG); Associação dos Anistiados Políticos do Estado de Goiás; Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFES/GO); Confederação Nacional das Associações dos Moradores (CONAM); União da Juventude Socialista (UJS); União da Juventude Comunista (UJC); União Estadual dos Estudantes em Goiás (UEE-GO); União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES); União Nacional dos Estudantes em Goiás (UNE-GO); entre outras, todas integrantes do Comitê Goiano de Solidariedade Brasil-Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário