Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

28 dados sobre Cuba!


Cuba: Dados sem lupa!
Por Omar Pérez Solomon.
Tradução: Robson Luiz Ceron

Como dissera o escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, quando se trata de Cuba, a grande imprensa, "aplica uma lupa enorme que amplia tudo o que ocorre, sempre que há interesses dos inimigos, chamando a atenção para o que acontece na Revolução, enquanto a lupa distrai e deixa de mostrar outras coisas importantes".

Entre essas coisas importantes, que não são apontadas pelas lupas, chamo a atenção para 28 dados, que mostram a força da Revolução Cubana, na véspera de seu aniversário de 53 anos.

1) 8.913.000 de cubanos participaram da discussão do Projeto de Diretrizes para a Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, debate prévio ao VI Congresso do Partido Comunista de Cuba.


2) Foram registrados mais de 03 milhões de intervenções populares.

3) 68% das diretrizes foram reformuladas após a discussão com o povo cubano.

4) 313 diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução foram adotadas no VI Congresso do Partido Comunista de Cuba.

5) Na linha definida pelo povo cubano para atualização do modelo econômico, até agora, entraram em vigor: 6) 07 Decretos-Leis do Conselho de Estado, 7) 03 decretos do Conselho de Ministros e 8) 66 resoluções e instruções de ministros e chefes de instituições nacionais.

9) O Governo Cubano destinará, em subsídios, mais de 800 milhões de pesos para pessoas de baixa renda, como parte da Lei do Orçamento para 2012.

10) O governo cubano vai destinar mais de 17 milhões de pesos para a saúde, a educação e outras necessidades sociais, no orçamento para 2012.

11) No orçamento de 2012, serão alocados 400 milhões de pesos para proteger as pessoas em situação financeira crítica, incluindo pessoas com deficiências e consideradas disponíveis no processo de reestruturação do trabalho.

12) O orçamento do Estado encerrou o ano com um déficit estimado de 3,8% em relação ao produto interno bruto, cumprindo o limite aprovado pela Assembleia Nacional, na Lei do Orçamento de 2011.

13) Produto interno bruto cresceu 2,7%, em 2011.

14) No final de 2011, a produtividade de todos os empregados na economia, cresceu 2,8%.

15) Mais de 357mil cubanos exercem o trabalho por conta própria.

16) 33 medidas foram aprovadas pelo Conselho de Ministros e entraram em vigor, em setembro passado, para continuar a facilitar o trabalho por conta própria.

17) Mais de 2,5 milhões de turistas chegaram a Cuba, em 2011.

18) Foram produzidos 04 milhões de toneladas de petróleo e gás este ano.

19) A Taxa de mortalidade infantil em Cuba é inferior a 05 por mil nascidos vivos.

20) A Expectativa de vida é de 78 anos.

21) 186 países condenaram EUA bloqueio genocida contra Cuba, durante a Assembleia Geral da ONU, em outubro passado.

22) Cuba ficou em segundo lugar nos Jogos Pan-americanos Guadalajara, com 58 medalhas de ouro.

23) O Conselho de Estado da República de Cuba concordou em indultar mais de 2.900 presos.

24) Cuba ocupa a 51ª posição, no Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU, com um alto desenvolvimento humano.

25) Em 14 de dezembro marcou o primeiro aniversário da primeira rede social de conteúdo digital cubano, EcuRed, com cerca de 80 mil artigos e verbetes.

26) Mais de 40 mil cubanos estão em missões de solidariedade, por mais de 70 países.

27) Mais de 03 milhões de pessoas foram alfabetizados pelo método "Yo, si puedo", depois de ser aplicado em quase três dezenas de países, ao redor do mundo.

28) Com o início do ano letivo 2011-2012, em 05 de setembro, abriram suas portas, mais de 60 universidades na ilha, com a matrícula de cerca de 500 mil alunos.

Quem não pode ver isso, é porque se apega a sua cegueira.

3 comentários:

  1. A mídia, que se diz livre, mas está a serviço do grande capital só publica ou divulga o que interessa ao grande capital, ao poder estabelecido. Sendo assim, é bom divulgarmos todos os bons motivos de Cuba e da Revolução, ninguém é obrigada a ser socialista, mas também ninguém é obrigado a ser alienado e viver dizendo sim ao grande capital sem enxergar aquilo que é essencial.

    ResponderExcluir
  2. É com imenso prazer que (atrevidamente) lhes informo ter o texto acima sido a minha última postagem no Blog do AnDRé fALcÃO (www.blogdoandrefalcao.com).
    Muito obrigado!
    P.S.: Naturalmente todas as fontes foram devidamente citadas.
    Feliz 2012, com saúde, paz e boas lutas!

    ResponderExcluir
  3. É triste constatar que vivemos em um pais que ainda continua "dominado" por uma elite burguesa que insiste em difundir valores reacionários e que criminalizam regimes democráticos como o cubano. A Revolução Cubana foi um marco dentro do contexto mundial e ao colocar os interesses do povo em primeiro lugar, Fidel Castro foi alçado ao rol dos Grandes Homens da nossa civilização!!!!

    ResponderExcluir