quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Representante da FAO afirma que Cuba está caminhando para auto-suficiência alimentar!


Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.

O Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Havana, Mario Porto, afirmou que Cuba está alcançando a auto-suficiência alimentar.

Porto disse, a agência de notícias Prensa Latina, que esse progresso é o resultado do desenvolvimento de vários projetos e experiências, sem precedentes na agricultura urbana e suburbana mundial.

O representante da ONU expressou otimismo sobre o futuro da agricultura cubana, apesar de todos os obstáculos que a ilha caribenha deve superar, que vão desde o bloqueio econômico, financeiro e comercial dos EUA, até o impacto da crise financeira global.

Porto reconheceu a liderança de Cuba na agricultura urbana e suburbana e a vontade política do governo cubano para levar a cabo importantes programas da área, que a FAO pretende implementar em outras nações.


Ele lembrou que, após o colapso do bloco socialista, o povo cubano foi obrigado a produzir alimentos o mais próximo possível de suas casas, o que impulsionou essa atividade no país.

Ele ressaltou que os cubanos são respeitados por seu conhecimento e capacidade para tirar o melhor proveito da escassez e acrescentou que, em termos de agricultura urbana e suburbana Cuba tem muitas experiências para serem exportadas.

O representante dessa organização exaltou a iniciativa de Cuba para desenvolver pequenas indústrias locais, que sustenta a produção rural de alimentos competitivos e de alta qualidade, bem como as medidas aprovadas pelo Estado para incentivar o desenvolvimento agrícola, como a descentralização e a concessão de terras ociosas em usufruto.

(ACN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário