segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cuba contra a Dengue

Começa em Cuba campanha intensiva contra transmissor da dengue
Fonte: PRENSA LATINA 

Havana, 15 ago (Prensa Latina) Uma campanha intensiva de fumigação e saneamento de um mês contra o mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor do dengue, inicia-se hoje em vários territórios de Cuba. 

O vice-ministro de Saúde Pública Luis Estruch informou que a iniciativa se realizará em Havana, e as cidades de Piñar del Rio, Santa Clara e Camagüey, no ocidente, centro e oriente do país, respectivamente. 

Também, as operações incluirão as cidades de Santiago de Cuba, Bayamo e Guantánamo, todas na região oriental, e o município de Mariel, na ocidental província de Artemisa. 


Estruch reiterou à Agência de Informação Nacional a importância da prevenção da comunidade, e exigiu que a cada família revise a cada semana seu lar. María Guadalupe Guzmán, diretora do Centro Colaborador das Organizações Panamericana e Mundial da Saúde para o Estudo do Dengue e seu Vetor, do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, qualificou de estável a situação epidemiológica em Cuba. 

O estado em junho e julho passados foi o melhor dos últimos cinco anos, explicou a dirigente ao assinalar que a nação caribenha não foi açoitada por nenhuma epidemia. No entanto, alertou que a maior das Antilhas não está isenta do risco do aparecimento de algum mau pelas altas temperaturas ambientais, chuvas intensas no oriente e seca no ocidente. Outra situação a ter em conta foi o incremento de casos de dengue e paludismo na região das Américas, acrescentou Guzmán.

Nenhum comentário:

Postar um comentário