Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Entenda rapidamente a questão dos Cinco Heróis Cubanos presos nos EUA

Cinco Heróis Antiterroristas Cubanos presos nos Estados Unidos.

Desde a Revolução, em 1959, Cuba sofre atentados terroristas. O mais conhecido, perpetrado por Luís Posadas Carriles (que vive livre, ainda hoje, nos EUA), explodiu um avião cubano sobre Barbados, matando 73 pessoas, em Outubro de 1976.

Em meados dos anos 90, estes atentados se intensificaram, tentando atingir, sobretudo, o setor turístico cubano. Em 1997, uma bomba matou Fabio di Selmo, um turista italiano, hospedado no Hotel Copacabana, em Havana.

Grupos terroristas como Alpha 66 e F4 Commandos, entre outros, bem como toda a máfia de Miami (Flórida, EUA) estavam por detrás destes atentados.

Em ato de patriotismo e humanidade, Cinco Cubanos (Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González) residentes nos EUA, passaram a investigar estas organizações terroristas e informar às autoridades cubanas sobre possíveis atentados.

Tendo em vista o compromisso formal dos EUA contra o terrorismo e, principalmente, o fato de que os atentados terroristas poderiam atingir cidadãos estadunidenses, Cuba reportou às autoridades daquele país sobre as atividades daqueles grupos.

E, em setembro de 1998, os Cinco Cubanos foram presos, acusados, entre outras coisas, de terrorismo(!).

Sofreram um processo judicial absurdo (mesmo para os padrões jurídicos estadunidenses). Sem qualquer prova, desobedecidos procedimentos legais, os juízes, não por acaso, de Miami acabaram condenando-os a penas aviltantes (p.ex: 2 prisões perpétuas para a mesma pessoa).

Desde então, padecem nos cárceres do império (decadente), porém, recebendo a solidariedade de milhões de pessoas, de todo o Mundo.

Todos os meios legais (recursos, apelações, etc) foram tentados sem sucesso. Hoje, basicamente, apenas o presidente estadunidense tem a possibilidade de libertá-los.

Por isso, não se trata de uma questão jurídica, mas de caráter político, fazendo com que cada ação, de cada pessoa, em qualquer lugar do mundo, importe para pressionar os EUA a acabar com esta injustiça.

Todos estão convidados a se solidarizar e trabalhar em favor dos Cinco Heróis Antiterroristas Cubanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário