Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ecured, enciclopédia digital cubana!

Leia com filtros e cuidados - fonte burguesa.
Cuba lança versão própria de Wikipedia
DA REUTERS, EM HAVANA

Cuba irá lançar nesta terça-feira sua própria versão do Wikipedia, enciclopédia online onde os Estados Unidos, seu inimigo ideológico, é descrito como "império de nossa época".

A EcuRed, inspirado na popular enciclopédia online norte-americana Wikipedia, já contava com 19.345 artigos de referência, biografias e trabalhos acadêmicos nesta segunda-feira.

"Sua filosofia é a acumulação e desenvolvimento do conhecimento com o objetivo democratizador e não-lucrativo de um ponto de vista descolonizador", diz a apresentação do site.

A enciclopédia poderá ser consultada em Cuba por cerca de 1,6 milhão de pessoas com acesso à internet ou, na maioria dos casos, a uma intranet de sites aprovados pelo governo.


As autoridades culpam o embargo comercial imposto há quase meio século pelos Estados Unidos, o "império de nossa época", segundo a EcuRed, por sua baixa taxa de conectividade.

"Se caracteriza historicamente por fazer uso da força contra outras nações e países de territórios e recursos naturais para colocá-los a serviço de suas empresas e monopólios", diz a entrada sobre os EUA.

A EcuRed também conta com uma extensa biografia do líder cubano Fidel Castro, incluindo seu papel após a doença que lhe tirou do poder em 2006.

"Hoje escreve e participa da luta de ideias a nível mundial. Por sua autoridade moral, influi em importantes e estratégicas decisões da Revolução", diz.

Também há um artigo sobre seu irmão, o presidente Raúl Castro, apresentado na EcuRed como "combatente revolucionário, dirigente político, estadista e chefe militar".

"Contribuiu com relevantes aportes às lutas do povo cubano em defesa de sua soberania e independência", diz a enciclopédia sobre Raúl Castro.

A EcuRed não menciona as reformas econômicas introduzidas este ano por Raúl Castro para atualizar o modelo socialista cubano e que estão sendo objeto de debate nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário