Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º de dezembro de 2010: começa o debate popular em Cuba

Cuba abre debate popular sobre reformas na economia

Começou nesta quarta-feira (1º/12) o debate do Projeto de Diretrizes para a Política Económica e Social de Cuba. O processo, proposto pelo presidente Raúl Castro, tem o objetivo de reunir todos os sindicatos trabalhistas e moradores de todos os lugares do país para discutir as reformas econômicas propostas pelo governo antes da realização do VI Congresso do Partido Comunista, que acontecerá em abril do ano que vem.


O objetivo, de acordo com o jornal cubano Granma, é fazer com que todos os cidadãos participem das decisões oficiais e “expressem uma opinião, sem restrições, se for considerado algum desacordo”.

Por meio de seminários, a população poderá analisar as novas propostas do governo. Para direcionar o debate um documento de 32 páginas apresenta 291 temas considerados urgentes por Raúl para tirar a ilha da recessão econômica, mantendo os princípios do socialismo. Neste processo, serão recolhidas as opiniões e sugestões que serão levadas em conta na elaboração dos documentos firmados após a finalização do Congresso.

Entre os pontos, de acordo com o Granma, estão abertura à iniciativa privada e ao capital externo, a descentralização da gestão econômica, a flexibilização do comércio, a eliminação de subsídios e o pagamento de impostos.

Em novembro, Raúl convocou um novo Congresso do Partido Comunista, que não se reúne há 13 anos. O comunicado foi feito durante o ato de celebração do décimo aniversário da assinatura do Convênio Integral de Cooperação entre Cuba e Venezuela.

Este será o sexto congresso do partido, sendo que a última edição foi em 1997. Em 2011, a data foi escolhida para celebrar os 50 anos da vitória da Baía dos Porcos, invadida em 1961 por opositorres do governo que apoiados pelos Estados Unidos e treinados pela CIA tentaram, sem sucesso, derrubar o governo socialista e assassinar o então líder cubano Fidel Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário