Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Este será o Congresso de todo o povo!

Por Norelys Morales Aguilera
Fonte: Islamía
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.
Em um artigo ilustrativo o jornal espanhol ABC diz: "Congresso em Cuba para liquidar a revolução". Dever-se-ia pensar que lhes preocupa o socialismo cubano. No entanto, o que os preocupa é que Cuba salte adiante em meio à crise global feroz do modelo capitalista.

Se há dúvida sobre o que pretende este meio de comunicação e outros muitos guardiões do capital, a única fonte que lhes parece digna de considerar é um "economista" contra-revolucionário, cuja sagacidade é "impressionante": "Aqui não há que atualizar qualquer coisa! É necessário dar maior papel para a iniciativa privada, permitir mais movimentos individuais na economia [...]".

Mas, pensa outra coisa a esmagadora maioria dos cubanos, cujo consenso apóia a revolução socialista, consciente do desafio frente aos caminhos trilhados (que até hoje não ofereceram alternativa para a crise capitalista global ou a inquestionável crise ambiental que poderiam destruir a espécie humana.

Este será o Congresso de todo o povo, que participará na tomada de decisões-chaves, disse Raúl Castro.

Por sua parte, os Estados Unidos (que em cinco décadas de terrorismo, agressão e armadilhas não puderam derrotar a revolução), também afirmaram estarem acompanhando os fatos em Cuba, quando, na verdade, trabalham para intervir.

O Secretário de Estado Adjunto dos Assuntos do Hemisfério Ocidental, Valenzuela pediu (?), mudanças mais profundas, publicou a Europa Press.

Quem não se deixar enganar, deverá ler o "Projeto de Diretrizes para a Política Econômica e Social" (feito por cubanos) que será discutido na Ilha, antes de ser submetido à aprovação do Sexto Congresso do Partido Comunista.

O VI Congresso será realizado na segunda quinzena de abril do próximo ano, para marcar o 50º aniversário da vitória de Playa Girón e da Proclamação do caráter socialista da Revolução.

Um comentário:

  1. Norelys Morales Aguilera15 de novembro de 2010 às 21:14

    Meu Português não é bom, mas acho que sua tradução é. Respeitar o sentido de escrever para mim e isso é importante. Muito obrigado.

    ResponderExcluir