Páginas

domingo, 15 de novembro de 2009

Assista: Os Direitos Humanos em Cuba [versão computador]

Atenção: Versão apenas para computador, se for assistir no celular use o fone (o áudio está baixo)
Documentário sobre os direitos humanos em Cuba | Arte: ACN

Por Sturt Silva 

Você sabia que Cuba segue o sistema político de democracia parlamentar, e por essa razão, Fidel Castro era obrigado a se candidatar como deputado, para poder depois concorrer ao cargo de presidente? E hoje, o atual presidente do país, Miguel Díaz-Canel é eleito deputado, antes de ser eleito presidente pelo parlamento?

Você sabia que apesar de ter um partido único, o Partido Comunista, quem decide quem serão os candidatos aos cargos políticos são as assembleias populares e os grandes movimentos sociais? Que, apesar do voto ser facultativo, a presença dos eleitores em Cuba fica acima de muitos países europeus e americanos considerados exemplos de "democracia"?

Você sabia que em Cuba há mais de 2 mil organizações não governamentais, religiosas, científicas, feministas, etc? E que povo cubano tem liberdade para criticar seu governo e as autoridades do país?

Você sabia que a lei de imigração norte-americana nega o visto de turista aos cubanos, mas dá residência permanente para os que chegam de maneira ilegal (por barcos e aviões clandestinos) aos EUA? E que muito deles são foragidas da justiça ou acusados de cometerem crimes comuns?

Conheça os direitos humanos em Cuba, veja como são tratados os deficientes e o prisioneiros, depois compare com o que temos no Brasil e EUA.

A Revolução Cubana não trouxe apenas educação de qualidade, mas trouxe o espírito crítico de seu povo e poder de participação dele nas decisões do país.

Talvez seja por essa razão que os EUA aplicam tanta energia em criar mitos contra Cuba. Pois dessa maneira, se justifica um bloqueio contra o povo da ilha socialista. Se com tão poucas possibilidades comerciais Cuba tem um dos melhores IDH da América Latina, sem sanções poderia se tornar um exemplo de sociedade que as poderosas corporações não gostariam de ver.

Assista ao documentário Fatos, não palavras, os direitos humanos em Cuba, um produção argentina de 2007, com legendas em português, e derrube seus mitos sobre a ilha socialista. 

Para celulares clique aqui e assista essa versão em espanhol. Ou use o fone para a versão abaixo. 

Um comentário: